Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Mapa mostra as origens produtoras de café no Brasil

O Brasil já conta com um novo e atualizado mapa sobre as regiões produtoras do país. Confira o mapeamento feito pela BSCA em 2014

A cidade de Seattle, nos Estados Unidos, foi palco do lançamento do novo mapa que registra as origens produtoras de café no Brasil. Produzida pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), a análise se chama Brazilian Coffee Origins. Ela aponta as 20 regiões que produzem os grãos no País. O material foi divulgado durante a 26ª exposição anual da SCAA (Associação de Cafés Especiais da América), um dos maiores eventos do setor cafeeiro, realizado entre os dias 24 e 27 de abril.

A BSCA consultou diversos órgãos federais e estaduais para delimitar por espécie de planta e por municípios as regiões produtoras. Entre elas, estão Minas Gerais (6), São Paulo (4), Bahia (3), Espírito Santo (2), Paraná (2), Rondônia (1) e Rio de Janeiro (1).

“Esse ambiente [de diversidade entre as regiões do país] faz com que os cafés de cada uma dessas origens tenham características diferenciadas e únicas, fato que não ocorre em nenhuma outra nação que produz o grão no mundo”, diz Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA.

Ela também explica que o foco do novo mapa é o avanço da promoção internacional dos cafés brasileiros: “Como o País não possuía uma atualização da descrição de suas áreas de produção, desenvolvemos essa geografia para que todo o mundo conheça a diversidade do nosso parque cafeeiro”, diz. O mapa ainda é divido pela espécie da planta cultivada, seja ela arábica, robusta ou canéfora.

Veja o estudo completo abaixo, ou clique aqui para visualizá-lo em alta resolução:

Por: Lucas Tavares

Mundo do café

Estrangeiros experimentam o café do Brasil durante o mundial

Mercado

O que é BSCA?

Mercado

Espaço Café Brasil

4 respostas para “Mapa mostra as origens produtoras de café no Brasil”

  1. Guilherme Azevedo disse:

    Não há menção a produção de café com Arabbica Typica em Taquaritinga do Norte, Pernambuco. A região tem um microclima muito favorável ao cultivo e produz cafés excelentes, orgânico e sombreado. Vale a pesquisa.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Guilherme. Como vai?
      O mapa foi produzido pela BSCA através de intensa pesquisa sobre o cenário brasileiro do café.
      A região que você mencionou realmente não foi citada no mapa. Pedimos que entre em contato com a BSCA pelo link: http://bsca.com.br/contato.php

      Agradecemos o contato, abraços.

  2. Johnk658 disse:

    You must indulge in a contest for among the greatest blogs over the internet. Ill suggest this web website! kdfcadecfbef

    • Mexido de Ideias disse:

      Hello, John. How are you?
      Thank you for the compliment. Feel free to explore the whole blog.
      Thanks for visiting and see you next time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *