Categorias: Mercado

Nova tecnologia para a poda do café arábica

A ciência (mais uma vez) está em sintonia com o café! E desta vez em solo nacional. Uma nova tecnologia de poda dos pés do cafeeiro, desenvolvida há seis anos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e coordenada pela Embrapa Café, já apresenta um aumento da produtividade da plantação em aproximadamente 35% – e uma redução de 50% da mão-de-obra necessária para o processo.

Chamada de Poda Programada do Café Arábica, a técnica pode aumentar de 5 a 7 para 12 a 14 os sacos diários colhidos no espaço de um hectare. A nova tecnologia ainda ajuda na uniformidade da maturação e diminui a bienalidade – isto é, quando uma plantação produz mais em um ano do que no outro.

“Com a aplicação da técnica, a lavoura fica mais limpa e arejada, o que leva a menores incidências de pragas e doenças, como a ferrugem, por exemplo. Dessa forma, o custo de produção é menor”, diz Abraão Carlos Verdin Filho, coordenador do projeto.

O objetivo dos pesquisadores agora é ampliar o projeto para outras regiões produtoras dentro do Estado do Espírito Santo. A intenção é levá-lo para cerca de 30 municípios que produzem o café arábica, para que a técnica seja validada em outros tipos de terreno e altitudes.

Ao que parece, a nova tecnologia tem agradado produtores, já que facilita o processo e aumenta a produtividade. Segundo as instituições de pesquisa, esta nova poda é recomendada, por enquanto, no estado do Espírito Santo.

Já estamos na torcida para que o projeto dê certo em todo o País, trazendo mais praticidade e, claro, desenvolvimento para quem produz!

Por: Lucas Tavares

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024