Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Beneficiamento seco (Dry Coffee) ou Natural

Confira como é feito o processo que transforma o café após a colheita.

Assim que termina a apanha, surge o processo de trabalho a partir do qual se obtêm os grãos de Café Verde, pronto para industrialização ou exportação.

São basicamente três sistemas:

Beneficiamento seco (Dry Coffee) ou Natural; Beneficiamento Úmido (Washed Coffee) e Beneficiamento Semi-lavado (Semi-Washed Coffee).

Vou dividir este assunto em três textos, um para cada tipo de beneficiamento, assim posso explicar melhor. No texto de hoje falarei sobre o Dry Coffee e nos textos seguintes, abordarei o Washed Coffee e o Semi-Washed Coffee.

Beneficiamento seco (Dry Coffee) ou Natural: O beneficiamento a seco é o método de trabalho mais antigo, utilizado pelos árabes em tempos remotos no Oriente Médio. É um método de uso privilegiado por poucos países, pois é empregado somente onde o clima é bastante seco durante a estação de colheita. Felizmente, é o caso de algumas regiões brasileiras. Nestas regiões conseguimos produzir cafés naturais que são utilizados como base dos considerados melhores blends de expressos mundo a fora.

Os frutos, logo depois de colhidos, são esparramado em camadas finas de 3 a 5 cm e revolvidos várias vezes ao dia, com auxílio de rodo de madeira. Para que a secagem seja uniforme, este processo dura em torno de 2 a 3 semanas. Esta exposição é feita primeiramente nos pátios e depois completada em secadores com temperaturas ideais de, aproximadamente, 37 graus (temperatura do corpo humano) para a não agressão dos grãos.

Trata-se de um método difundido predominantemente no Brasil, na África Ocidental e no Sudeste Asiático (Laos e Vietnam) e do qual se obtém o café natural.

Não esqueçam: semana que vem o assunto continua com um outro tipo de beneficiamento.

Mercado

Beneficiamento e rebenefíciamento

3 respostas para “Beneficiamento seco (Dry Coffee) ou Natural”

  1. simone disse:

    so temos a agradecer por termos o prazer de saborear esse excelente cafe santa clara moro no interior da paraiba patos pb acordo cedinho pra saborar o cheiro gostoso e saboro do sanata clara,parabens a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *