Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Chá e futuro: conheça a teimancia

Seu futuro na borra do chá! Conheça a teimancia, a técnica que utiliza resíduos das ervas em sua xícara para prever coisas que vão acontecer

O nome é quase desconhecido. Porém, assim como a cafeomancia, o termo existe e tem como objetivo prever o seu futuro. A teimancia é a prática da leitura de folhas e resíduos deixados pelo chá em sua xícara. A crença, que nasceu na China, só foi difundida com a ajuda de países europeus, famosos por trazer a cultura asiática para o ocidente. Conheça um pouco mais sobre esse costume!

A lenda diz que, após a chegada da bebida em terras europeias, a prática da teimancia se tornou popular em países como a Escócia, Irlanda e Inglaterra. Estas nações possuíam grande número de escritores do gênero e até casas de chá com xícaras feitas especialmente para facilitar a leitura das folhas.

Mas como funciona esse costume? Basta preparar o chá (de preferência preto) com as folhas soltas e servi-lo em uma xícara branca ou clara e com a boca larga. Quem quer ter o futuro previsto precisa beber até que sobre apenas um pouco do líquido e as folhas ao fundo. O adivinho (pessoa com sensibilidade para ler a borra), então, mexe os restos três vezes e examina os padrões deixados. Cada desenho representa uma sorte ou sentimento diferente.

A tradição diz que, para que tudo funcione melhor, a pessoa que deseja saber o futuro precisa beber o chá calmamente, libertando a mente de pensamentos e relaxando ao máximo. E, claro, muita concentração de quem se encarregar de ler os padrões e desenhos.

Entre os significados, há os mais diversos: agulha (respeito aos outros), aranha (sorte, dinheiro), asas (novidades), dragão (mudanças), galho de árvores (nova amizade), xícara (grande sucesso), semente (saúde) e até livros (atenção). Para ver todas as possíveis interpretações, basta acessar este link (em inglês).

Por: Lucas Tavares

Imagem: PoliMoli

Cultura

Cafeomancia: O futuro na borra de café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *