Categorias: Mundo do café

Museu das Xícaras

Eu tenho certeza de que muita gente que gosta de café não sabe que em Natal (RN) existe o Museu das Xícaras. Pois é, o descobri recentemente ao visitar a fábrica de 3 Corações e pude conferir de perto um espaço que guarda sentimentos e inúmeras histórias que acabam por nos envolver mesmo sem que a gente saiba quem são os protagonistas de cada uma delas. E tudo isso, posso dizer que transformou-se em uma única história, dessas de amor. Um amor que agora contagia quem toma conhecimento do Museu seja a partir de uma visita ou desta informação.

História

Por volta de 1953, um jovem representante comercial que residia em Fortaleza, chamado Gildásio Lopes Leal, adquiriu o hábito de colecionar xícaras. Assim, passou a comprá-las em cada viagem. No escritório e também salão de jogos de sua casa ele arranjou um espaço para deixá-las expostas. Cada nova xícara era cuidadosamente  catalogada em uma velha máquina de escrever. Com o tempo, Gildásio ganhou o reforço da família: da esposa Elsa e dos filhos Gildásio Filho, Gilberto, Gilmar, Hercília e Gilson.

Os amigos também passaram a presenteá-lo. Algumas xícaras, ele chegou a comprar dos mesmos, mas, quando não havia negócio possível, as confiscava.

No ano de 1993, Gildásio faleceu e o hábito, que passou a ser um hobby familiar, parecia ter chegado ao fim. Na época, a coleção contabilizava 1.500 xícaras, mas com o ocorrido, transformou-se em um forte símbolo de tristeza e saudade. Mesmo assim, para a família Leal, a coleção deveria prosseguir com toda emoção, vivacidade e dinamismo, como fora consolidado o projeto. Em 1999 as xícaras foram doadas como um presente para a Santa Clara, empresa que possuía o perfil ideal para recebê-las e, como se não bastasse, já possuía uma história com a produção de café há alguns anos.

Quem visita o Museu das Xícaras respira histórias de pessoas que jamais pensou conhecer, mas uma vez no local, é como se pudesse reviver cada uma delas. Cada objeto conta um trecho da vida de colecionadores: as conquistas, aventuras. Histórias de empreendimentos, relacionamentos, locais, instituições.

O Museu, que começou com a doação de 1.500 xícaras pela família Leal, recentemente foi ampliado para comportar as 4.500 agora existentes. Porém, mesmo com a ampliação, já precisa de mais espaço, pois, como previsto pelos doadores, a Santa Clara daria continuidade ao projeto.

E isso acontece porque a empresa continua a receber doações de outros colecionadores, visitantes, consumidores, clientes e colaboradores apaixonados por xícaras ou pessoas que, de alguma forma, conheceram a história do Museu e passaram a contribuir com o hábito do jovem Gildásio que,  para registrar momentos, passou a colecionar o objeto.

Você pode ajudar a ampliar a história das xícaras. Ou seriam xícaras com histórias? Talvez xícaras que ajudam na construção e registro de histórias. Estas, que possuem um canto especial para serem guardadas e que podem se juntar a várias outras, dando continuidade ao hábito de um jovem e que tornou-se um hábito coletivo e colaborativo por uma simples questão de envolvimento e amor.

………………………………….

O Museu das Xícaras fica na fábrica de 3corações em Natal (RN):

Rodovia BR 101, KM 10,5 s/n Qd 04 e 05 – Lote 140
Bairro Nossa Senhora Apresentação
Natal – RN
CEP: 59.115-001

Você pode doar uma xícara e deixar a sua história fazer parte desse espaço.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024