Categorias: Mundo do café

Xícara da vovó

Mais que um presente da vovó, esta xícara é um souvenir de um tempo que não volta mais. Nascida em Ribeirão Preto (interior do estado de São Paulo) e criada em Caruaru (PE), esta é a história da cozinheira Giovana Nacarato. Ela se lembra com muito carinho das férias que passava com os avós em Ribeirão. “Essa xícara era da casa da minha avó! Ela me traz memórias maravilhosas de tudo que passei naquela casa. Das reuniões na mesa com bolos, tortas e pães. Sempre com histórias, carinho e tudo que uma casa de avó pode proporcionar”, conta.

Quando Giovana contou para sua avó o quanto aquela xícara era importante, o presente já estava feito. “E ela, de todo o coração, me deu! Disse que algumas já haviam quebrado e que fazia questão que levasse ela comigo. Eu a uso com muito carinho e cuidado. E essa xícara irá comigo quando eu casar e espero que meus filhos gostem de café o tanto quanto eu gosto e que levem a xícara depois!”.

Tanta paixão pela bebida foi herdada dos pais. “Conheci o café muito pequena e, na minha memória, sempre gostei. Sempre me lembro das pessoas falando: ‘Nossa… é difícil criança gostar de café! Você não acha amargo?!’ Lá em casa, o café de coador forte sempre esteve presente em todos os momentos”, explica.

Acho que a Giovana foi uma das poucas crianças que podiam contar com um pé de café no quintal. “Tamanha era nossa paixão, que minha mãe plantou um pé de café em Caruaru. Sempre que florescia e os frutos surgiam era uma alegria só!! Queríamos mostrar para todos os amiguinhos (risos)”.

Você tem alguma história de pé de café em casa e uma xícara que marcou história? Envie para gente!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024