Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Canjica Thai

Em abril, tive a felicidade de participar de uma aula de culinária com a chef Yui Sriyabhaya, que reside ao norte da Tailândia.

Em abril, tive a felicidade de participar de uma aula de culinária com a chef Yui Sriyabhaya, que reside ao norte da Tailândia. Ela estava no Brasil a convite do restaurante OBÁ para um festival de comida tailandesa. Como não houve imigração tailandesa no Brasil, essa culinária ainda é misteriosa para nós. Existem poucos restaurantes em São Paulo que praticam essa cultura de maneira tão reverente.

A culinária tailandesa agrega sempre quatro sabores ao prato para estimular nosso paladar: doce, salgado, azedo e apimentado. Yui, uma pessoa doce e cativante conduzia o preparar do prato de modo delicado e instigante. O manejo dos ingredientes por mãos tão preciosas pareciam um ode a Dioniso. Pequenos detalhes, como cortar o capim limão (talo da erva cidreira) de formas diferentes mostram para o comensal se ele deve comer ou não o vegetal: se as fatias estão finas, ele deve comer; se forem apresentadas grossas e em forma de trapézios, elas só estão ali para dar mais sabor ao prato.

Na medida em que ela ia terminando o prato, originalmente chamado “Tom Khaa Gai”, fiquei imaginando como ficaria bom com canjica. Experimentei, substituindo alguns dos ingredientes originais difíceis de encontrar no Brasil como o galangal (espécie de gengibre) e folhas de limão kaffir, que retirei da receita.

Adorei o resultado! O importante é equilibrar bem todos os sabores, coisa que a mestra nos ensinou, experimentando sistematicamente a receita a cada ingrediente que colocava: doce (açúcar), salgado (molho de peixe – fish sauce), azedo (limão) e apimentado (pimenta). Experimentem, celebrem as festas juninas com essa sopa reconfortante!

Ingredientes

  • 2 xícaras de canjica branca cozida
  • 150 gr de filet de frango cortado em tirinhas ou quadrados
  • 2 xícaras de leite de côco
  • 2 xícaras de caldo de frango
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 talos de capim limão
  • 8 fatias de gengibre
  • 1 pimenta amassada
  • 1 cebola pequena cortada em gomos (roxa de preferência)
  • ½ xícara de cogumelos Paris in natura
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de molho de peixe.
  • Coentro
  • Cebolinha verde para decorar.

 

Modo de Preparo

Ferva o caldo de frango, o leite de côco, a canjica, capim limão e o gengibre por 10 minutos. Adicione a cebola, os cogumelos e cozinhe por mais 2 minutos.

Coloque o frango na mesma panela em fogo médio durante 5 minutos. Por fim, coloque suco de limão, pimenta o açúcar e o molho de peixe. Sirva com cebolinhas e coentro. O sabor deve ser azedo e seja um pouco salgado, doce e apimentado.

Dica:
1 - Deixe a canjica de molho na água um dia antes. Cozinhe-a em panela comum para não passar do ponto, ou seja, ela tem que ficar macia.
2 - O caldo de frango é o clássico: 2 peças da ave (pode ser coxa e entrecoxa com osso), cebola, alho e salsão, para 2 litros de água. Ferva até adquirir um caldo suculento e coe. As carnes podem ser utilizadas em outro prato.

5.091 respostas para “Canjica Thai”

  1. Para nós residentes do nordeste do Brasil esse Tom Khaa Gai, ficou um Munguzá Thai arretado de bom, eu só aumentaria a pimenta (para mim).
    Stela parabéns, também as fotos estão ótimas.

    • kellystein disse:

      Que ótimo! Fico feliz quando consigo transmitir novos sabores. E pimenta, você está certíssimo,cada um sabe seu limie. Certamenta sou da sua turma, adoro por o pé no acelerador. Muito grata pelos elogios.
      Stela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *