Em abril, tive a felicidade de participar de uma aula de culinária com a chef Yui Sriyabhaya, que reside ao norte da Tailândia. Ela estava no Brasil a convite do restaurante OBÁ para um festival de comida tailandesa. Como não houve imigração tailandesa no Brasil, essa culinária ainda é misteriosa para nós. Existem poucos restaurantes em São Paulo que praticam essa cultura de maneira tão reverente.

A culinária tailandesa agrega sempre quatro sabores ao prato para estimular nosso paladar: doce, salgado, azedo e apimentado. Yui, uma pessoa doce e cativante conduzia o preparar do prato de modo delicado e instigante. O manejo dos ingredientes por mãos tão preciosas pareciam um ode a Dioniso. Pequenos detalhes, como cortar o capim limão (talo da erva cidreira) de formas diferentes mostram para o comensal se ele deve comer ou não o vegetal: se as fatias estão finas, ele deve comer; se forem apresentadas grossas e em forma de trapézios, elas só estão ali para dar mais sabor ao prato.

Na medida em que ela ia terminando o prato, originalmente chamado “Tom Khaa Gai”, fiquei imaginando como ficaria bom com canjica. Experimentei, substituindo alguns dos ingredientes originais difíceis de encontrar no Brasil como o galangal (espécie de gengibre) e folhas de limão kaffir, que retirei da receita.

Adorei o resultado! O importante é equilibrar bem todos os sabores, coisa que a mestra nos ensinou, experimentando sistematicamente a receita a cada ingrediente que colocava: doce (açúcar), salgado (molho de peixe – fish sauce), azedo (limão) e apimentado (pimenta). Experimentem, celebrem as festas juninas com essa sopa reconfortante!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024