Um dos meus grandes encantamentos visuais foi assistir, pela primeira vez, uma colheita de cranberry congelada, quando viajava de Nova York para Massachusetts, nos Estados Unidos. Anos 1970, começo do inverno, meus olhos permaneciam extasiados ao ver, pela janela daquele ônibus Greyhound, o mar congelado. Como se as ondas tivessem parado no meio de seu movimento. Imaginem enormes lagos na beira da estrada com as frutinhas vermelhas, que mais pareciam um ringue de patinação. Nunca tinha visto cranberry anteriormente e aquilo me pareceu uma cena surreal.

Quando cheguei a meu destino final, na casa de minha irmã em Falmouth (EUA), ela me explicou o fenômeno. A colheita da fruta se dá quando elas ficam vermelhas e são colocadas na água para serem escolhidas e processadas. Nesse meio tempo, se o frio chegar, temos essa beleza de transparência de bolinhas vermelhas geladas.

A fruta, também conhecida como oxicoco ou mirtilo vermelho, é a mesma usada para o molho do peru no Dia de Ação de Graças. Agora é muito fácil achá-la no Brasil, inclusive o suco pronto e empacotado. Então aí vai minha receita de bebida, uma ação de graças das Américas do Norte e Sul: café e cranberry!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024