Receitas

Patê de tomate da mamãe

Esse patê de tomate era personagem obrigatório nas festas de adultos e crianças na minha infância. Há uns meses atrás, confisquei o caderno de receitas da minha mãe, escrito com a bonita letra do meu pai com uma Sheaffer, caneta esta que até hoje ele exibe com orgulho (e que permanece intacta nesses últimos 65 anos).

O caderno de receitas nem tanto, amarelado, engordurado, com as extremidades das folhas dobradas como um cabelo “gatinho” – como bem deve ser um caderno que singrou gerações na cozinha. A história dele é curiosa. Mamãe conta que quando papai ia visitá-la em Campinas (já que ele é paulistano), sentava-se à mesa da cozinha e pedia para Tia Mira, a verdadeira quituteira da família, ditar-lhe as receitas.

Certamente era assim que ele ia tirando as dúvidas e observando aquelas mãos habilidosamente esgrimando, com facas, colheres de pau e panelas, a próxima refeição. Neste caderno, desenhos de abobrinhas, cebolas e vários ingredientes adornavam as páginas, comprovando as não menos talentosas mãos de meu pai para o ofício do desenho.

É com muito carinho que passo essa receita a vocês, e certamente farei como entradinha no almoço do Dia das Mães. Para minha família, será um relicário de lembranças. Mas para quem não conhece, uma boa surpresa de sabores.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024