Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Tender com abacaxi e café espresso

Que tal uma receita diferente neste Natal? O tender com abacaxi e café espresso vai deixar a sua ceia ainda mais gostosa.

Este ano eu queria fazer um tender diferente de todos que já fiz até hoje. Já havia pensado em servi-lo com abacaxi caramelado no espresso, mas queria que ele tivesse uma textura menos caramelada, para combinar bem com a fruta.

tender-abacaxi-cafe

Minha querida parceira Lili lembrou-se de uma receita que sua sogra húngara fazia todos os anos. A carne suína é muito comum nesta região da Europa, e o preparo surpreende.

Acostumados que estamos com o tender feito no forno, esta versão ainda tem um plus. Podemos utilizar a água do preparo não só para a geleia que o acompanha, mas também guarda-la para outros usos.

Lili disse que sua sogra usava numa sopa acompanhada de macarrão. Não é o caso aqui, pois estamos no verão. Mas podemos aproveitá-la para molhos, gravy e até mesmo para deixar uma farofa mais molhadinha. Você vai se surpreender com o sabor desta receita e o conjunto da obra, o delicioso abacaxi caramelado com espresso. E um lindo Natal para todos.

Ingredientes

  • 1 tender bolinha (sem osso)
  • Água suficiente para cobri-lo
  • 1 bouquet garni (ervas de sua preferência)
  • 1 colher (sobremesa) de pimenta verde em grãos
  • 6 colheres (sopa) de geleia de frutas vermelhas
  • 1/2 colher (sobremesa) de farinha de trigo
  • 1 abacaxi pequeno cortado em cubos
  • 1 cápsula de Café Espresso Pleno TRES
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque o tender na água com o bouquet garni e cozinhe por meia hora.

Enquanto o tender cozinha, coloque o açúcar para caramelar numa frigideira, adicione o abacaxi e deixe ele dourar. Quando ele estiver dourado, coloque o espresso pleno e reduza um pouco. Reserve.

Quando o tender estiver cozido, retire 2 conchas do líquido da água do cozimento e misture com a geleia de frutas vermelhas já agregada à farinha de trigo.

Coloque no fogo e reduza até uma consistência mais pastosa. Sirva o tender com o abacaxi e a geleia.

Harmonização com Café

Harmonização: Cafés e comidas típicas de festa junina

Bebidas

Café grog

Receitas

Naked Cake com café espresso

Naked Cake com café espresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *