Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café rejuvenesce

Café é rico em antioxidantes, que auxiliam na manutenção da beleza.

Por Elisa Oliveira

A substância mais famosa do café é a cafeína, mas uma segunda, muito difundida no chá verde, também está presente no cafezinho: os antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres assim como a vitamina C. O café possui de 1 a 2,5 % de cafeína que após ser transformada pelo organismo humano, pode contribuir para a atividade antioxidante da bebida.

Além da cafeína, o café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte da atividade antioxidante da bebida, na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral, e anti-hipertensiva. Por último, há ainda a niacina, que é uma vitamina do complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão.

‘’Estudos do departamento de Bioquímica da UFRJ, relatam que a bebida café é disparado a que tem a maior capacidade antioxidante, tornando-a uma das maiores fontes entre os alimentos consumidos, passando a ser considerada um alimento funcional’’, relatou Mônica Pinto, Nutricionista /Coordenadora de Projetos da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). ‘’Nos últimos anos têm sido descobertos no café inúmeros compostos, do grupo dos polifenóis, com ação antioxidante. Isto significa que têm um conjunto de benefícios para o organismo, neutralizando a ação dos radicais livres. Na prática, ajudam a retardar o envelhecimento das células e podem contribuir para a prevenção de problemas de saúde como as doenças cardiovasculares e o cancro’’, acrescentou.

Entre as bebidas consumidas com um elevado nível de antioxidantes, tais como suco de maçã e suco de laranja, o café é classificado como a mais rica fonte de ácidos fenólicos, antioxidantes, elementos essenciais com poder antioxidante 3 vezes maior que o chá, colocando a bebida no sexto lugar entre os 50 alimentos com maior capacidade antioxidante. ‘’A quantidade de antioxidantes presentes no café pode variar, mas um copo de 200 ml pode fornecer uma quantidade de ácido clorogênico com capacidade antioxidante entre 70 a 350 miligramas, proporcionando assim um poder altamente significativo na eliminação de radicais livres’’, afirmou Mônica.

Fontes: Baseado nos estudos “Is coffee a functional food?” e “Novos fatos e velhos mitos sobre o café” José G. Dórea e Teresa Helena M. da Costa – Departamento de Nutrição, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasil

Bebidas

Suco Antioxidante – Energia em 2011

4 respostas para “Café rejuvenesce”

  1. stela morato disse:

    Concordo. Sinto-me muito mais "potente" quando bebo um café.

  2. Bianca disse:

    Café espresso é o campeão na linha do maior antioxidante, tomo uns 10 por dia, adoro.

  3. Trish disse:

    Your article pefcrtely shows what I needed to know, thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *