Categorias: Saúde

Café rejuvenesce

Por Elisa Oliveira

A substância mais famosa do café é a cafeína, mas uma segunda, muito difundida no chá verde, também está presente no cafezinho: os antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres assim como a vitamina C. O café possui de 1 a 2,5 % de cafeína que após ser transformada pelo organismo humano, pode contribuir para a atividade antioxidante da bebida.

Além da cafeína, o café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte da atividade antioxidante da bebida, na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral, e anti-hipertensiva. Por último, há ainda a niacina, que é uma vitamina do complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão.

‘’Estudos do departamento de Bioquímica da UFRJ, relatam que a bebida café é disparado a que tem a maior capacidade antioxidante, tornando-a uma das maiores fontes entre os alimentos consumidos, passando a ser considerada um alimento funcional’’, relatou Mônica Pinto, Nutricionista /Coordenadora de Projetos da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). ‘’Nos últimos anos têm sido descobertos no café inúmeros compostos, do grupo dos polifenóis, com ação antioxidante. Isto significa que têm um conjunto de benefícios para o organismo, neutralizando a ação dos radicais livres. Na prática, ajudam a retardar o envelhecimento das células e podem contribuir para a prevenção de problemas de saúde como as doenças cardiovasculares e o cancro’’, acrescentou.

Entre as bebidas consumidas com um elevado nível de antioxidantes, tais como suco de maçã e suco de laranja, o café é classificado como a mais rica fonte de ácidos fenólicos, antioxidantes, elementos essenciais com poder antioxidante 3 vezes maior que o chá, colocando a bebida no sexto lugar entre os 50 alimentos com maior capacidade antioxidante. ‘’A quantidade de antioxidantes presentes no café pode variar, mas um copo de 200 ml pode fornecer uma quantidade de ácido clorogênico com capacidade antioxidante entre 70 a 350 miligramas, proporcionando assim um poder altamente significativo na eliminação de radicais livres’’, afirmou Mônica.

Fontes: Baseado nos estudos “Is coffee a functional food?” e “Novos fatos e velhos mitos sobre o café” José G. Dórea e Teresa Helena M. da Costa – Departamento de Nutrição, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasil

Deixe seu comentário
Share

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024