Qual é a melhor hora para tomar café?

Os cientistas parecem ter um grande interesse pelo líquido negro – até mesmo a cor da cerâmica em que ele é bebido já virou pesquisa em universidades. Agora os estudiosos querem definir qual é o melhor horário para consumir uma boa xícara. O que será que eles descobriram?

Para chegar ao resultado, o pesquisador Steven Miller, da Universidade de Ciências da Saúde de Maryland, nos Estados Unidos, partiu de um princípio básico: O corpo funciona a partir de um ciclo hormonal de 24h. Entre as substâncias controladas por este ciclo está o cortisol, cuja função é nos manter acordados. Ele é produzido em maiores escalas entre 8h-9h, 12h-13h e 17h30- 18h30.

Miller descobriu que, quando tomamos café exatamente nos períodos em que o cortisol está sendo produzido em alta escala, o efeito da cafeína (e o poder dela em nos manter acordados) é menor. Sendo assim, os pesquisadores determinaram que os melhores horários para beber sua xícara querida são das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Isso porque, nestes horários determinados, os níveis de cortisol no organismo estarão em baixa e a cafeína pode fazer seu trabalho sem obstáculos. Vale lembrar que a questão aqui não é gosto (você pode e deve continuar degustando o grão quando quiser) e sim a efetividade da absorção e efeito da cafeína.

Portanto, se você pensa como nós – que adoramos o café pelo sabor e pelas boas companhias –, qualquer hora é perfeita para uma boa xícara!

Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Saúde