Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Erva-cidreira, capim-santo e cidreira-brasileira são três plantas utilizadas para chás que são muito confundidas entre si. Conheça as diferenças!

Erva-cidreira, capim-cidreira (capim-santo) e cidreira-brasileira. Para muitas pessoas, as três plantas são uma só. Porém, cada uma possui suas particularidades, seja no sabor, no formato ou no clima em que é mais adequada.

A confusão acontece porque elas possuem sabores semelhantes – ainda mais quando as folhas são fervidas, e não apenas abafadas na água fervente. Para acabar de vez com as dúvidas, conheça os tipos de uma das plantas preferidas dos brasileiros na hora do chá.

Erva-cidreira

(Melissa officinalis)

planta erva-cidreira

Também conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira. Originária da Ásia, é rasteira e suas folhas lembram o formato da hortelã. Considerada a mais calmante das três, possui sabor sutil e refrescante. A erva-cidreira também estimula a transpiração, e pode ser utilizada como repelente de insetos se macerada.

Cidreira-brasileira

(Lippia alba)

planta cidreira brasileira

Apesar do nome, está presente em toda a América do Sul. Também é conhecida como lípia, cidreira de árvore e cidreira de arbusto. As folhas da planta são menores e mais peludas, além de possuir flores roxas. De galhos quebradiços, é dona de propriedades calmantes e contribui na melhora dos distúrbios gastrointestinais e da ansiedade. A infusão tem um sabor mais encorpado.

Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus)

O mais comum das três. Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos. A infusão alivia o estresse, refresca e combate gases intestinais.

O sabor cítrico das plantas se deve ao citral, um óleo essencial presente em todas – assim como pineol e geraniol. Apesar das semelhanças, as três são de famílias diferentes, e em cada região é mais comum encontrar uma e não outra. Para entender melhor, assista a essa reportagem do GLOBO RURAL com especialistas informando sobre os efeitos medicinais da cidreira e a análise das variedades da planta.

Veja também como fazer um Chá verde com capim santo e mirtilo:

chá capim-santo

Ingredientes para o chá:

  • 2 cápsulas do chá de capim-cidreira TRES®
  • 1 colher (café) de chá verde (ou matcha) em pó
  • Mirtilo (ou blueberry) a gosto

Modo de Preparo do chá:

Retire o chá de capim-cidreira na sua máquina TRES®. Em uma vasilha, coloque o chá verde e vá diluindo aos poucos com o chá de cidreira.

Quando a mistura estiver dissolvida, adicione o restante da cidreira. Sirva com mirtilos frescos.

Saiba mais Sobre a Fruta Mirtilo

O mirtilo é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitamina, e fibras.

Esta fruta é ainda muito rica em outros nutrientes e possui poucas calorias, por isso, muito usada na alimentação com baixa caloria. O seu nome científico é Vaccinium myrtillus e pode ser consumido e várias maneiras diferentes, seja na sua forma natural ou na forma de suco.

Quais os Benefícios para sua saúde de cada tipo de chá?

Saiba mais Sobre o Chá Capim-Cidreira da Três Corações

Origem: Índia | Nome Científico: Cymbopogon citratus | Notas: Limão e hortelã


Também conhecido como capim-limão e capim-santo, o capim-cidreira é uma planta perene que se assemelha a uma gramínea e se adapta a diversos ambientes, podendo ser cultivada até em um vaso em casa.

Além de enfeitar o jardim e perfumar o ambiente, suas folhas longas produzem uma deliciosa bebida de características cítricas. Seu óleo essencial é composto boa parte pelo elemento citral, componente responsável pelo “cheirinho de limão”. As folhas do capim-cidreira são aromáticas, bem características e desenvolvem-se bem em quase todo o Brasil.

Confira também outras dicas de chás ou receitas com a Erva-cidreira.

Uma receita de suco de uva com cidreira:

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/suco-de-uva-com-cidreira/,

Como fazer chá de capim-santo gelado:

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/cha-de-capim-cidreira-gelado/,

Outras combinações para o seu chá de capim-cidreira:

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/capim-cidreira-com-jambu/,

Outras receita com erva-cidreira e capim-cidreira, confira:

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/frango-com-erva-cidreira-e-cafe/,

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/arroz-a-grega-com-cha-de-capim-cidreira-tres/,

https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/crepioca-de-capim-cidreira/,

E, também:

Quais são os melhores chás para combater a gripe?

8 respostas para “Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças”

  1. Denise disse:

    Poxa ! Eu conhecia a versão melissa e capim limão, mas essa outra parece muito com uma florzinha que tenho aqui em casa chamada lantana cambará, seriam da mesma espécie ?? Obrigada .

    • mexidodeideias disse:

      Oi Denise! A florzinha que você tem em casa é a espécie de nome científico Lantana camara. Já a planta que mostramos aqui é a Lippia alba. 😉

  2. Mario Arnaldo Batista Verdibel disse:

    Então capim-limão e capim-cidreira é a mesma coisa?

  3. Kleidianne Nogueira disse:

    Eu achava que só existia a cidreira brasileira pois desde criança vejo plantas com essas florzinhas. Plantei uma cidreira no meu quintal que pra minha surpresa começou a espalhar ramas de folhas largas pelo chão. Já estava até com medo de tomar o chá dessa planta por achar que não era cidreira hehe obrigada por tirar minha dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *