As principais regiões produtoras de café do Brasil

As dimensões continentais de nosso país permitem as mais diversas variações de climas e ambientes naturais. Conseguimos encontrar em um único território climas equatorial, sub-árido, tropical e sub-tropical. Isso se dá, pois o Brasil conta com 8.547.403 km2 e é traçado tanto pela linha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio. Portanto, é um território que conta com características climáticas bem diferentes!

Dediquei meus últimos posts falando superficialmente sobre as principais regiões brasileiras produtoras de café e o resultado foi incrível. Citei 11 regiões que se dividem em produção de arábica e robusta em diferentes estados. Como trabalho com isso, tive o privilégio de degustar muitos dos cafés aqui citados e sugiro que todos o façam. A diferença entre um e outro pode ser gritante! Confira o mapa abaixo e desbrave o que cada região tem de melhor a oferecer para a cafeicultura.

mapabrasilMexido1   As principais regiões produtoras de café do Brasil

O conceito de classificar o café por região já foi muito utilizado, mas experimentos recentes mostram que não apenas o terroir irá definir as características do café. Elementos inesperados podem afetar a produção. Uma região seca, por exemplo, pode receber muita chuva em um período atípico e isso afetará, com certeza, a lavoura.

Como não podemos prever estes elementos surpresas, fico mais à vontade de classificar os cafés com o termo safra, assim como os especialistas em vinho fazem. Cada colheita é única, pois recebeu muita chuva, ou muito sol e vento. Enfim, esta é a base do raciocínio.

Se você está aprendendo sobre café agora, este breve guia poderá lhe ajudar a ter uma ideia macro do assunto e prepará-lo para entender a complexidade do cenário micro. Boa viagem!

Escrito por em Especiais, Mundo do Café

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Ana Lucia Dias Pereira:

Coisa linda, ter orgulho de suas raízes! Parabéns! Eu também tenho orgulho da minha terra natal. Sou capixaba e professora de Geografia. Um abraço.

Henrique Q. Borges:

Prezada Patrícia, Você se esqueceu do Café da Chapada de Minas, que está entre as quatro regiões produtoras de Minas Gerais. Esse café tem como polo de produção a cidade de Capelinha e municípios vizinhos, produzindo cafés com características distintas das demais. Muitas vezes não dão o devido valor a essa região, pelo fato dos cafés daqui serem comercializados no Sul de Minas, como se aí fossem produzidos. Temos trabalhado para colocar em evidência essa região, importante produtora de cafés. Att.

« Voltar


Receitas



Museu da Xícara

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto


Sobre o Mexido

Kelly Stein conta suas descobertas do mundo do café e Stela Morato tempera a conversa com deliciosas receitas e histórias para emocionar qualquer paladar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts