Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

As principais regiões produtoras de café do Brasil

Dediquei meus últimos posts falando superficialmente sobre as principais regiões brasileiras produtoras de café e o resultado foi incrível.

As dimensões continentais de nosso país permitem as mais diversas variações de climas e ambientes naturais. Conseguimos encontrar em um único território climas equatorial, sub-árido, tropical e sub-tropical. Isso se dá, pois o Brasil conta com 8.547.403 km2 e é traçado tanto pela linha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio. Portanto, é um território que conta com características climáticas bem diferentes!

Dediquei meus últimos posts falando superficialmente sobre as principais regiões brasileiras produtoras de café e o resultado foi incrível. Citei 11 regiões que se dividem em produção de arábica e robusta em diferentes estados. Como trabalho com isso, tive o privilégio de degustar muitos dos cafés aqui citados e sugiro que todos o façam. A diferença entre um e outro pode ser gritante! Confira o mapa abaixo e desbrave o que cada região tem de melhor a oferecer para a cafeicultura.

O conceito de classificar o café por região já foi muito utilizado, mas experimentos recentes mostram que não apenas o terroir irá definir as características do café. Elementos inesperados podem afetar a produção. Uma região seca, por exemplo, pode receber muita chuva em um período atípico e isso afetará, com certeza, a lavoura.

Como não podemos prever estes elementos surpresas, fico mais à vontade de classificar os cafés com o termo safra, assim como os especialistas em vinho fazem. Cada colheita é única, pois recebeu muita chuva, ou muito sol e vento. Enfim, esta é a base do raciocínio.

Se você está aprendendo sobre café agora, este breve guia poderá lhe ajudar a ter uma ideia macro do assunto e prepará-lo para entender a complexidade do cenário micro. Boa viagem!

Cultura

Esporte, Sabor e Paixão: Pelo Rio e pelo grão!

Mundo do café

Brasil: O primeiro país-sede sul-americano

Receitas

Brasil: Brigadeiro Duplo

30 respostas para “As principais regiões produtoras de café do Brasil”

  1. Ana Lucia Dias Pereira disse:

    Coisa linda, ter orgulho de suas raízes! Parabéns! Eu também tenho orgulho da minha terra natal. Sou capixaba e professora de Geografia.
    Um abraço.

  2. Henrique Q. Borges disse:

    Prezada Patrícia,

    Você se esqueceu do Café da Chapada de Minas, que está entre as quatro regiões produtoras de Minas Gerais. Esse café tem como polo de produção a cidade de Capelinha e municípios vizinhos, produzindo cafés com características distintas das demais. Muitas vezes não dão o devido valor a essa região, pelo fato dos cafés daqui serem comercializados no Sul de Minas, como se aí fossem produzidos. Temos trabalhado para colocar em evidência essa região, importante produtora de cafés.

    Att.

    • kellystein disse:

      Olá Henrique!
      Obrigada por adicionar esta informação. O Mexido de Ideias existe para que esta troca de experiências aconteça.
      Abraços e ótima colheita para vocês de Minas Gerais.

    • Dayane Cordeiro disse:

      concordo com você Henrique, sou da região de Capelinha e devo afirmar que a minha região não recebe o mérito por sua produção cafeeira . Vivo rodeada por pequenas e grandes fazendas e sei como e fundamental a colheita do cafe para os moradores do norte de minas . Vejo nos olhos de cada um a alegria e a fartura que traz esse grão valiosíssimo para nós!!

  3. Fitim disse:

    Ola pessoal, procuro grande exportador de cafe, destino de exportacao e para europa, sao 100 toneladas para primeira carga, alguem sabe me informar onde consuigo achar informacoes mais detalhadas?

    • kellystein disse:

      Olá Fitim!
      A cidade de Santos (interior do estado de São Paulo) tem diversos escritórios de exportação. O ideal seria enviar as amostras de seu café para alguns deles e ver qual paga um preço melhor. A maioria desses escritórios fica na rua XV de Novembro.

      Inclusive, tem um escritório de compra de cafés da própria 3corações nessa mesma rua.
      Segue o endereço completo:
      Rua XV de Novembro, 41 Salas 73 e 76 Centro de Santos
      13 3219 7576

      Boa sorte em suas vendas!

    • Ana disse:

      Boa tarde, Fitim.
      Se ainda tiver interesse me envie um email por favor:
      anacunha04@yahoo.com.br

    • MARIA H. G. FERRO disse:

      SR. HENRIQUE QUERIA DIZER AO SR QUE TENS TODA RAZÃO EM DIZER QUE O CAFÉ DA CHAPADA É COMERCIALIZADO AQUI NO SUL DE MINAS, MAS NÃO SERIA PORQUE NÃO HÁ NA SUA REGIÃO TECNOLOGIA COMO A DA COOXUPÉ, ? A COOXUPÉ ESTA ENTRE AS PRIMEIRAS DO MUNDO, O SR A CONHECE? NÃO QUERO DESVALORIZAR A SUA REGIÃO, NEM DIMINUÍ-LA, MAS O CAFÉ É EM TODO LUGAR DO BRASIL CONHECIDO E APRECIADO NO MUNDO INTEIRO, E FICO MUITO ORGULHOSA POR ISSO, E ACHO QUE ESTE DEVE SER O MOTIVO DE SUA PREOCUPAÇÃO, MAS NO FINAL SOMOS TODOS BRASILEIROS….E CAFEEIROS TB…..

      • fernanda amaral disse:

        q legal adorei sua resposta vou copiar no meu caderno
        vc é professora um abraço teique que ir tchau ass: fernanda

        aaaaaaaaaaaaabbbrrraaaaaaaaaaaçççççoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • MARIA H. G. FERRO disse:

      SR. FITIM, NA RUA DO COMÉRCIO EM SANTOS HÁ VÁRIOS ESCRITÓRIOS DE CORRETAGEM QUE COMPRAM CAFÉS,, A LOUIS DREIFUS(?), ABRIU O DEPARTAMENTO DE CAFÉ A POUCO TEMPO, E PODE ATÉ DAR CERTO SUAS VENDAS, BOA SORTE!..

  4. pierre disse:

    gostaria de saber nome de pelo menos 20cidades produtoras de café no brasil,
    vendo carretas p café… obrigado pierreneia@r7.com

    • kellystein disse:

      Olá Pierre, tudo bem?
      Minha sugestão é que você entre em contato com as associações e cooperativas de café. Lá, eles poderão lhe dar informações mais detalhadas sobre possíveis negócios e outros contatos de cafeicultores.
      Boa sorte em sua busca.
      Abraços.

  5. miriam disse:

    oi gente procuro saber as cidades produtoras de mg

  6. karol disse:

    gostei do mapa

  7. daniela dos santos disse:

    eu tambem ta francisco e daniela uruuuuuuuuuuuu

    aaaaaaaabbbbbbbbbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaççççoooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. osmar oliveira valim disse:

    Onde comprar saca de cafe arabica

  9. Thiago Caldas disse:

    Ola parabens pelo trabalho achei muito interessante seus estudos sobre o cafe. Mais é o seguinte trabalho com venda de derriçadeiras manuais no sul de minas e gostaria de informações a respeito da forma da colheita do cafe em cada região para levantar possiveis regiões para novos negocios, então gostaria de saber se voce possui tais informações?
    muito obrigado e mais uma vez parabens.
    Thiago – Soluções Rurais

    • Olá Thiago, tudo bem?
      Infelizmente, não temos informações detalhadas sobre a venda de derriçadeiras. Sugerimos que você pergunte para um profissional da área de agronomia ou algum produtor desta região.
      Boa sorte em sua busca e obrigada pelo comentário!

      Abraços!

  10. Luciana Borges disse:

    Olà!! tudo bem??
    gostaria de saber se algum de vcs saberia me informar
    como comprar cafè verde no brasil na regiao de sao paulo??
    seria de 3 à 6 toneladas p dia… :- jà procurei me informar em
    vàrios sites, mas tà super complicado de obter contatos de cultivadores…
    obrigada, Luciana Borges

    • kellystein disse:

      Olá Luciana!
      Você pode pedir informações para o pessoal da Bolsa de Valores de SP, pois eles têm contatos de diversos corretores. Outra solução seria pedir ajuda para o pessoal do Museu do Café ou até mesmo procurar no google os contatos de corretoras de café.

      Você já tentou a Corretora Carvalhaes? http://www.carvalhaes.com.br/

      Boa sorte em sua busca!
      Abraços,
      Kelly

  11. […] Área de plantação: 2,256 milhões de hectares Número de Produtores: 287 mil Export 2014: 45,34 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado Colheita em Maio e Agosto Mapa com regiões produtoras: https://www.mexidodeideias.com.br/index.php/mundo-do-cafe/as-principais-regioes-produtoras-de-cafe-d… […]

  12. hgzin disse:

    qual o estado do brasil que mais produz café?

    • mexidodeideias disse:

      Oi hgzin,
      Por conta da quantidade de áreas produtoras, Minas Gerais é o estado que mais produz café no Brasil.
      Esperamos ter solucionado sua dúvida! Obrigado pela visita.

  13. Andreia disse:

    Olá, gostaria de saber se os ESTADOS UNIDOS importam café do Brasil. E como é esse processo de exportação para os EUA… OBRIGADO!!

    • mexidodeideias disse:

      Oi Andrea! Os Estados Unidos são os maiores importadores de café do mundo. Mas infelizmente não sabemos detalhes sobre o processo de exportação do nosso café para lá. 🙁

  14. Celio De Assuncao Assuncao disse:

    ola meus amigos gostaria de saber porque que o café que nos compramos no brasil nao e de primeira amaioria dos distribuidores so libera o broduto misturado com po de madeira po de milho e outras misturas,e nos não tomamos um café puro,bem aqui no rio de janeiro so tem café de terceira da para gostar tanto assim não ne.

    • Oi Celio,

      Obrigado pela visita ao Mexido de Ideias! Aqui no blog você encontra reportagens sobre as regiões que produzem blends nacionais de qualidade, cafés especiais, métodos de preparo e outras técnicas. Quem sabe em nossas páginas você não encontra o café perfeito para o seu paladar?

      Atenciosamente,
      Equipe Mexido de Ideias

  15. Henrique Costa disse:

    O café da região da Chapada Diamantina, mais precisamente da cidade de Piatã é de grande qualidade, do tipo arábica, sendo inclusive premiado no ano de 2010. O café gourmet é maravilhoso na região! Quem puder, venha conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *