Foi-se o tempo em que o queijinho fresco não tinha código de barra e o café recebia o nome de seu produtor. A crescente demanda fez com que agricultores se organizassem para fornecer melhor para um mercado com bastante sede. Grandes centros urbanos não conseguem reproduzir o mesmo sistema de distribuição de diversas cidadezinhas do interior: perdeu-se o elo com a origem do produto. Mesmo se este contato foi perdido ao longo do tempo, as pessoas que produzem e garantem o café nosso de cada dia ainda estão lá. Mas quem são elas?

Desde que comecei escrever para o Mexido de Ideias, me interessei pelos bastidores do café. Minha experiência urbana pede para conhecer os nomes e sobrenomes de produtores que deram ao Brasil fama e muitos lucros. Navegando na internet e conversando com pessoas que se interessam por café, encontrei uma série espetacular sobre a produção do café e do leite no Brasil. Produzida pela a emissora EPTV Sul de Minas, afiliada da rede Globo, as histórias se dividem em oito reportagens organizadas em dez capítulos.
Gostaria, portanto, de convidá-los a conhecer a dona Benedita Martins, a Dita, que pertence à primeira geração de negros que nasceu livre. Emocione-se com o Coral dos Bócoli e acompanhe a dura rotina dos apanhadores do café. Histórias de vida como estas é que me fazem apaixonar ainda mais pelos nossos cafezais.
26.11.2010
  Série Especial Café com Leite
 
29.11.2010
  A mistura
 
30.11.2010
  Raiz Cafeicultura
 
30.11.2010
  Coral dos Bócoli
 
01.12.2010
  Retireiro
 
02.12.2010
  Apanhador
 
03.12.2010
  Queijo artesanal
 
06.12.2010
  Mecanização
 
Queijos finos
 
Café especial
 
Produtividade leite
 
Futuro
 
 















qual o ncm do café com leite?