Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café e leite com nome e sobrenome

Conheça algumas curiosidades e personagens das lavouras de café nesta série de reportagens produzidas pela EPTV Sul de Minas, afiliada da rede Globo.

Foi-se o tempo em que o queijinho fresco não tinha código de barra e o café recebia o nome de seu produtor. A crescente demanda fez com que agricultores se organizassem para fornecer melhor para um mercado com bastante sede. Grandes centros urbanos não conseguem reproduzir o mesmo sistema de distribuição de diversas cidadezinhas do interior: perdeu-se o elo com a origem do produto. Mesmo se este contato foi perdido ao longo do tempo, as pessoas que produzem e garantem o café nosso de cada dia ainda estão lá. Mas quem são elas?

Desde que comecei escrever para o Mexido de Ideias, me interessei pelos bastidores do café. Minha experiência urbana pede para conhecer os nomes e sobrenomes de produtores que deram ao Brasil fama e muitos lucros. Navegando na internet e conversando com pessoas que se interessam por café, encontrei uma série espetacular sobre a produção do café e do leite no Brasil. Produzida pela a emissora EPTV Sul de Minas, afiliada da rede Globo, as histórias se dividem em oito reportagens organizadas em dez capítulos.

Gostaria, portanto, de convidá-los a conhecer a dona Benedita Martins, a Dita, que pertence à primeira geração de negros que nasceu livre. Emocione-se com o Coral dos Bócoli e acompanhe a dura rotina dos apanhadores do café. Histórias de vida como estas é que me fazem apaixonar ainda mais pelos nossos cafezais.

26.11.2010
Série Especial Café com Leite

29.11.2010
A mistura

30.11.2010
Raiz Cafeicultura

30.11.2010
Coral dos Bócoli

01.12.2010
Retireiro

02.12.2010
Apanhador

03.12.2010
Queijo artesanal

06.12.2010
Mecanização

Queijos finos

Café especial

Produtividade leite

Futuro

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Café e leite com nome e sobrenome”

  1. p. vaz disse:

    qual o ncm do café com leite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *