Categorias: Cultura

Cursos de Café

Conhecimento nunca é demais, principalmente quando traz informações sobre o mundo do café. Já me pediram indicações de cursos e palestras sobre a bebida e me perguntaram qual seria a melhor instituição ou mentores (professores). Bem, a resposta é simples: não existe curso pior ou melhor, existe aquele que melhor atende sua necessidade.

O segredo é saber como este conhecimento será aplicado em sua vida. Se você tiver um foco mais profissional, cursos mais densos e técnicos são os mais apropriados. Os assuntos dedicados aos profissionais do café (baristas, classificadores, degustadores, torradores, etc) serão direcionados de acordo com a especialidade de cada um. Como torrar o grão do café, técnicas de cupping, treinamentos de atendimento ao cliente e muitos outros são alguns dos exemplos para o público mais profissional.

Se você é um coffee lover como eu, o enfoque das aulas é completamente diferente. Os assuntos serão menos técnicos, com linguagem mais acessível e com informações sobre o mercado de café. O objetivo é explicar o contexto geral do café. História do grão, como melhor aproveitar cada método de preparo do café, princípios de degustação e harmonização da bebida com outros pratos e sobremesas são alguns dos assuntos abordados. Este é o foco para informar o público que adora café, mas não trabalha com isso.

Minha dica geral é: primeiro, veja em qual perfil você se encaixa. Depois de entender sua necessidade/demanda, entre em contato com as instituições que dão curso e pergunte como será o curso e seu assunto. Se você não sabe por onde começar, indico alguns lugares que dão cursos ótimos!

Clube do Barista – MG

Octavio Café – SP

Lucca Café Especiais – Curitiba (PR)

Coffee Lab – SP

Ensei Neto – SP e MG

Eliana Relvas – SP

Sindicato do Café – SP

Procurei outras cafeterias e/ou instituições que dão aulas em outros estados brasileiros, mas não achei. Se você conhece e acha bacana indicar, escreva para gente. Vamos aumentar esta rede cafeinada por todo o Brasil!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024