Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café da Guatemala

Aspectos físicos e geográficos contribuem para a qualidade do café da Guatemala.

Com localização privilegiada, a Guatemala é responsável pela produção de ótimos cafés encontrados no mundo. O terroir do país facilita manter a qualidade dos grãos e sua fama de produtor de café com sabor superior. Grandes altitudes, clima tropical e solo fértil são elementos fundamentais para a produção cafeeira e facilmente encontrados em solos guatemalenses. Alguns frutos de café na Guatemala, por exemplo, são cultivado entre 1300 a 2000 metros acima do nível do mar. O revezamento entre períodos intensos de chuva e secas também contribui para o bom crescimento da planta (sabe-se que o tamanho e qualidade da colheita dependem muito da pluviosidade). Já os 33 vulcões presentes no país contribuem para acrescentar cinzas ricas em minerais ao solo. São nessas condições em que o grão verde-azulado SHB (Guatemala Strictly Hard Bean) é cultivado. Por sua qualidade, ele é altamente valorizado entre os conhecedores de café.

Com elementos tão favoráveis para a produção café, a Guatemala reúne 780.000 arbustos de café plantados, o que representa 2,4 % da área total do país. Suas principais regiões produtoras são: Cobán, Nuevo Oriente, San Marcos, Antigua, Fraijanes, Atitian, Huehue-tenango. Cada qual com seu terroir específico, o que resulta em sabores diferentes. O que todos possuem em comum é alta qualidade, equilíbrio e substância.

A plantação de cafés na Guatemala é feito de uma maneira curiosa. Os arbustos de café são plantados embaixo de grandes árvores para proteger ao mesmo tempo contra o sol forte do meio dia e a geada noturna, além de evitar a erosão do solo. Um efeito colateral positivo da variedade das árvores que sombreiam a plantação é que as mesmas contribuem para a diversidade de pássaros da região – foram registrados mais de 150 espécies nos cafezais guatemalenses.

Café é assunto tão sério que produtores do país se organizam para garantir e estimular o consumo do café. Existe um site bem interessante que fornece informações atualizadas sobre a produção guatemalense: o Guatemalan Coffees. Encontrei também uma associação que chamou minha atenção: Associação Guatemanlense de Mulheres do Café (Guatemalan Association of Women in Coffee). Como vocês poderão checar em sua página de internet, os membros são todas mulheres engajadas no desenvolvimento do café do país. Fiquei orgulhosa! É sempre bacana ver o papel da mulher em destaque no desenvolvimento de uma região.

Fonte: Friele

Curioso em conhecer outros produtores de café?
Explore nosso mapa e clique no país desejado para saber suas peculiariedades na produção de café.

[kml_flashembed publishmethod=”static” fversion=”8.0.0″ movie=”https://www.mexidodeideias.com.br/wp-content/uploads/2011/03/mapa.swf” width=”550″ height=”400″ targetclass=”flashmovie” scale=”noscale”]

Get Adobe Flash player Você precisa ter o flash player instalado.

[/kml_flashembed]

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Café da Guatemala”

  1. Regilene Lucena disse:

    Oi Patricia,
    Quero te parabenizar pela apresentação no Programa na RedeMinas!
    Adorei!!!!
    Beijos
    Regilene Lucena

  2. Josy Menezes disse:

    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *