Categorias: Mercado

O que é colheita tardia?

Este não é o melhor momento para falar de colheitas tardias, pois a temporada de se colher café apenas começou. Ela começa oficialmente no mês de maio no estado de São Paulo, mas as variações climáticas de cada região determinam datas diferentes para os cafeicultores. O que se sabe ao certo é que muitos produtores se ocupam desta prática entre os meses de maio e outubro. Mas você sabe o que é uma colheita tardia e o que ela representa no sabor da bebida?

Neste processo, os frutos do cafeeiro são colhidos depois de atingir o grau máximo de maturação e começa a secar no pé. Ou seja, o amadurecimento de cada grão é feito na própria árvore. O que isso representa no sabor? O café fica mais adocicado naturalmente, pois a polpa perde a umidade e o açúcar se concentra no pergaminho (película que envolve a semente).

Se é tão bom, porque é difícil achar cafés de colheitas tardias em cafeterias e supermercados? Pois este processo é um pouco mais complicado e exige certos cuidados. Por exemplo, ele demanda um controle rígido para que o café não passe do ponto de maturação desejado. Se passar e o grão for submetido a muita umidade, ele pode fermentar, comprometendo assim a qualidade da bebida.

Para que o ciclo seja respeitado, muitos produtores voltam até seis vezes na mesma árvore para colher os grãos que estão maduros. Acredita? O trabalho é mais que dobrado! De acordo com um artigo sobre este assunto, escrito pela jornalista Luiza Fecarotta do jornal Folha de S. Paulo, a técnica é mais presente na região do cerrado, onde há invernos sem chuva.

Você já teve oportunidade de experimentar cafés de uma colheita tardia? Gostou? Mate nossa curiosidade e conte como foi.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024