Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A coleção de Isabelinas

Requinte e delicadeza marcam as xícaras Isabelinas, a paixão do especialista em arquivologia André Gomes dos Santos. Conheça sua história

As xícaras Isabelinas são famosas pelo requinte e delicadeza da decoração. Tanto que são admiradas por muitos apreciadores de café e chá. Conhecemos um dos aficionados por essas peças, o especialista em arquivologia André Gomes dos Santos. Ele gosta tanto desse modelo que até começou uma coleção para chamar de sua: “São as mais antigas e bonitas que existem. O trabalho de ornamentação é 100% artesanal. Costumo dizer que são obras de arte, resistentes ao tempo”.

Ele nos conta que elas surgiram durante o reinado da Rainha Isabel II, da Espanha, no período do Romantismo. “As cores são fortes, marcantes e douradas. Também são utilizadas palavras, como ‘amizade’, ‘saudade’, ‘lembrança’, ‘recordação’, ‘Boas Festas’, entre outras ideias românticas. No interior do estado de São Paulo, os armazéns de época tinha o costume de presentar os melhores clientes com as xícaras”.

Santos explica que a paixão pelas Isabelinas surgiu quando era bem pequeno: “Ao visitar uma tia-avó, notei uma cristaleira maravilhosa na sua sala de visitas. No quarto também havia uma cômoda e, na cozinha, uma Santa Ceia e um relógio, também antigos”. Foi amor à primeira vista. Ele começou a ir atrás de outros itens de época, o que inclui as xícaras de porcelana.

“Na época, era criança e não tinha dinheiro para comprar. Somente quando conclui a graduação, ao conquistar meu primeiro emprego, comecei a colecionar. Antes de adquirir a primeira, ganhei duas de um amigo. Essas xícaras são difíceis de encontrar”.

Paixão pelo café

Assim como o amor pelas Isabelinas, Santos diz que sua paixão pelo café também vem da infância. “Começou quando era criança, quando eu e minha família íamos à casa da minha avó paterna passar o domingo. Ela tinha uma garrafa térmica cor-de-rosa e fazia o café de uma maneira bastante artesanal”.

“Outra lembrança que tenho é de um pedreiro que construiu a casa dos meus pais. Ele fazia um café forte e muito doce. Muito mesmo! Tanto que parecia um licor. Sabor inigualável! Sempre após o expediente, ele oferecia para mim e minha irmã, já que passávamos a tarde em volta dele. Por incrível que pareça, esse café marcou mais que o da minha avó”.

Além das porcelanas românticas, percebemos que o café também marcou a vida de Santos. E a sua? Conte sua história nos comentários!

Por: Lucas Tavares

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

5.091 respostas para “A coleção de Isabelinas”

  1. dora lea g pagnani . disse:

    Adorei a xicara ,tambem faço coleçäo tenho mais ou menos 400 peças que eram da minha vó que passaram para minha mãe e agora estäoco comigo,adoro cuido como se fossem verdadeiras reliquias ,então entendo o seu gosto pelas suas .um abraço …….

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá, Dora. Como vai?
      Que legal! O que acha de contar sua história para a gente? Adoraríamos ter sua participação aqui no Mexido? O que acha?
      Abraços e volte sempre.

    • jussara fortes disse:

      Oiii Dora ! vc teria alguma q queira doar aceito viu ,bjus pode ser bem velhinha sabe como é nossas taras pelas xicrinhas ,bjus

  2. dora lea g pagnani . disse:

    Postei no meu face algumas delas ,quando puder de uma olhada ………um abraço .

  3. jussara fortes disse:

    Queridos amigos (as) tbém coleciono xicrinhas ,as isabelinas são muito caras,eu segui nas mais simples ,se algum de vcs tiver alguma Isabelina repetida e quiser me presentear fico grata,amigos aceito de tudo ok
    Jussara

    Att

  4. mara rodrigues disse:

    Sou Colecionadora ,gostaria de trocar idéias com quem coleciona tambem e tenho Repetidas ,
    meu Email é ,mara@tribosdobrasil.com.br .

    obgda

  5. ana camargo disse:

    andré , estou me desfazendo de uma coleção de umas 100 xicaras . Entre elas várias isabelinas de café e algumas de chá . se quiser me passe seu email e passo um arquivo dropbox que montei com as xicaras todas. Estou pondo em leilão essa semana …se quiser olhar e se interessar antes do leilão podemos falar . anaclaudiacamargo@terra.com.br

  6. fernanda disse:

    Comentário para André Gomes dos Santos. Tenho três isabelinas com a inscrição “felicidade” e gostaria de lhe oferecer.

  7. Angela Braunstein disse:

    Olá, bom dia. Estou vendendo uma belíssima coleção da família com xícaras da França, Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina dentre outros. Raridade para colecionadores em quantidade e qualidade ! 300 xícaras completas (com pires), 25 xícaras avulsas com pires diferentes e 1 conjunto de bandeja com bule e xícaras pequenas. Não temos interesse em vender peças avulsas. TODAS as peças estão devidamente catalogadas e fotografadas conforme fotos abaixo.
    No facebook criei um álbum com todas as xícaras.
    https://www.facebook.com/angela.braunstein/media_set?set=a.1252954231405869.1073741847.100000739121831&type=3&pnref=story
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *