Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café motivou criação de primeira webcam do mundo

Sabia que o café está por trás da criação da webcam? Conheça a história dos criadores do aparelho e de seu vício por um cafezinho.

Nada de vigilância militar, investigações governamentais ou monitoramento de segurança. A primeira webcam, um dos principais e mais importantes meios de comunicação a distância, foi criada para garantir café para uma equipe de estudantes no Reino Unido.

Por volta de 1991, os então alunos da Universidade de Cambridge, Dr. Quentin Stafford-Fraser e Dr. Paul Jardetzky tinham acesso a apenas uma cafeteira, que ficava longe de seu laboratório.

“Éramos estudantes altamente dedicados e trabalhadores. Tomávamos muito café e, quando um fresquinho acaba de sair, não durava muito tempo”, diz Quentin. Cansados de levantar e andar até a máquina para ver que não havia café, eles tiveram a brilhante ideia: colocar uma câmera de vídeo em frente ao líquido precioso.

O dispositivo, chamado de XCoffee, gravava imagens e as transmitia para o servidor interno do laboratório dos estudantes. Quando a necessidade de cafeína batia, bastava abrir o programa criado especialmente para a tarefa. “O software mostrava imagens da jarra no canto de nossa tela”, conta. Os estudantes podiam ver o nível de café “ao vivo”.

Quentin diz que “o sistema nos tomou apenas um dia para ser construído, mas foi mais útil do que qualquer outra coisa que eu produzi enquanto trabalhava com redes”. A invenção foi realmente revolucionária, já que foi remodelada e continua sendo usada até hoje por milhões de pessoas, mesmo com objetivos diferentes.

Em novembro de 1993, os estudantes começaram a transmitir imagens da XCoffee para a internet, atraindo milhares de amantes de tecnologia e, claro, de um bom cafezinho. A emissão foi desligada cerca de 10 anos depois. Uma revista alemã arrematou a famosa cafeteira de Cambridge em um leilão por cerca de US$ 5 mil (cerca de R$ 10 mil).

Para os curiosos de plantão, um dos criadores contam com suas palavras como foi o nascimento da webcam aqui.

Por: Lucas Tavares

Imagem: Bulhufas.com.br

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *