Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Mom’s Coffee: a linda cerimônia do café em Eritreia

Cada país tem sua cerimônia relacionada ao café. A da Eritreia, além de linda, carrega uma bela mensagem sobre esperança.

Eritreia é um país localizado próximo da Etiópia, na África, e que esconde belos segredos. Um deles é a linda cerimônia realizada por seus habitantes utilizando o café, parte importante da cultura local. Com o objetivo de retratar a relação deste ritual com as raízes e a história sofrida da nação, o diretor Ridwhan Jamal, da produtora The Flying Camel, produziu o vídeo “Mom’s Coffee”. No mínimo emocionante.

A Eritreia foi primeiramente colonizada pela Itália, se tornando parte da Federação da Etiópia em 1947 (país que sofreu 30 anos de guerra civil) até a independência em 1993. Todos os problemas levaram muitos habitantes eritreus a migrarem dali, transição conhecida por eles como sua diáspora. Neste aspecto, o café teve papel importante de integração e até de alívio para aqueles que saíram de sua terra natal:

“Não era possível para a Eritreia pegar pertences na hora da partida. No entanto, como nos sustentamos em torno da jebena (pó de café), as casas depois da diáspora ficaram perfumadas com o aroma da terra natal”, diz o vídeo.

A produção também mostra – de um jeito muito belo e detalhista, por sinal – como é, de fato, a cerimônia no país. Podemos ver as várias semelhanças com a Etiópia: torra feita na hora, apreciação do aroma e até as pequenas porcelanas, chamadas de finjals¸ usadas para tomar café. Até os acompanhamentos são semelhantes: pipoca e pequenos lanches.

Os pequenos detalhes são a alma do vídeo e nos surpreendem. O café é feito nos padrões dos turcos: os grãos moídos são misturados na água quente e filtrados utilizando crina de cavalo. Curioso, não?

Ao final, a mensagem que o vídeo “Mom’s Coffee” deixa é: Para as pessoas cuja única residência é a partida, o café pode se tornar uma residência. Assista ao emocionante documentário aqui:

Por: Lucas Tavares

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Mom’s Coffee: a linda cerimônia do café em Eritreia”

  1. Um belo ritual para uma bebida forte, estimulante, saborosa.
    Café: Tudo de bom!
    Faltou falar um pouco do café do Brasil.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá, Nazareth, tudo bom?
      O ritual do café na Eritreia é muito bonito mesmo.
      Não falamos sobre o Brasil pois o texto foi focado no país africano, que tem laços muito belos com o café.
      Muito obrigado pela visita, abraços.

  2. @maliragomes disse:

    Tem alguma forma de traduzir o documentário? Eu gostaria muito!__

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *