Categorias: Mundo do café

Registro: a capital do chá no Brasil

Apesar de não existirem muitos cultivos de chá em terras tupiniquins, o Brasil tem um local para chamar de capital dessa bebida: o município de Registro, no Vale do Ribeira (SP). A cidade foi uma das escolhidas para servir de morada para os imigrantes vindos do Japão e, por isso, se tornou um dos polos da produção de ervas e plantas para infusão no País.

Tudo começou por volta de 1919, quando o técnico em chás Torazo Okamoto desembarcou nas terras de Registro. Como a maioria dos japoneses durante aquele período, escolheu a agricultura para ganhar a vida. Após tentar cultivar arroz, cana e café, descobriu que a cidade era um ótimo local para a produção da Camellia sinensis.

Depois de alguns testes sem sucesso com a planta, Okamoto trouxe do Japão 100 sementes da espécie Assâmica, proveniente do Sri Lanka e que se adequaria perfeitamente ao clima do Brasil, para a produção de chás verde e preto. Um fato curioso: o agricultor as escondeu dentro de um pão sem miolo e, com a ajuda de um pouco de terra, iniciou a germinação dentro do próprio navio.

O legal disso tudo é que as plantas resultantes da germinação de cerca de 60 sementes existem até os dias de hoje. Elas também foram responsáveis pela origem de todas as plantações de chá existentes em todo o Vale do Ribeira.

Imaginou que isso tudo acontecia dentro do Brasil?

Por: Lucas Tavares

Imagem: Japanese Immigrants

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024