Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Arroz de coco com espresso

Que tal incrementar seu arroz de todo dia com coco e café espresso? Experimente!

Como dizem as páginas do mestre jornalista Câmara Cascudo, “com leite de coco, come-se areia”! Essa frase é certamente recolhida de nosso ideário popular colonial. Trazido de Cabo Verde pelos portugueses, o leite do fruto chegou primeiro à Bahia e se espalhou por toda costa brasileira.

Segundo Cascudo, a primeira denunciação da utilização do leite de coco foi do missionário dominicano Frei João dos Santos, que observou preciosamente sua utilização em terras africanas. “Do miolo do coco fresco se tira leite com que cozem arroz, ralado com um ralo bem lavado em duas ou três águas, e espremido entre as mãos, de modo que lhe façam lançar toda umidade que tem. E d’esta maneira fica com o coco tão seco e miúdo, como farelo de pau, e pelo contrario a água em que foi lavado fica tão grossa, que se parece leite de vacas muito alvo, ou de amêndoas, e com essa água se faz o arroz de leite tão bom que fica mais saboroso que pudera ficar, se fora cozido em qualquer outro leite” (Trecho retirado da obra “Etiopia oriental”, editado em Évora em 1609, do próprio Frei João).

Minha primeira memória do tal arroz salgado é bem mais recente, lá pelas tantas da década de 1960. Apesar de já existir leite de coco industrializado, minha querida Tia Mira insistia em ralar o coco e passar diversas vezes pela peneira com água quente, para tirar-lhe o leite. Era uma diversão, espremer as raspas do coco com minhas pequenas mãos e verter dali o precioso leite.

Quando acompanhei as índias da aldeia Kuikuro no Alto Xingu, ralando a mandioca e passando pela peneira, essa habilidosa função lembrou-me o fazer do leite de coco. Hoje, é possível produzir a iguaria com liquidificador e peneira, sem muita habilidade. Quem quiser fazer a receita com leite de coco natural, terá que ir à feira mais próxima. Lá, o coco é ralado na hora e em supermercados, eles são vendidos inteiros.

O espresso e o frango foram minhas atualizações da receita. É uma deliciosa refeição completa.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz lavado
  • 1 ½ de coco ralado
  • 3 xícaras de água quente
  • 300gr de peito de frango cortado em cubos
  • 1 xícara de espresso (ou café forte)
  • 3 dentes de alho amassado
  • 1 pitada de açúcar
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite ou óleo para refogar

Modo de Preparo

Tempere o frango com alho, sal e pimenta. Reserve por 1 hora.

Bata o coco com água quente no liquidificador e coe.

Refogue o arroz no óleo. Coloque o frango e refogue mais um pouco.

Coloque o leite de coco e deixe cozinhar por um tempo.

Acrescente o café e uma pitada de açúcar assim que o arroz estiver quase cozido.
Deixe terminar o cozimento.

Dicas: Utilize uma xícara de leite de coco para 2 de água, caso for usar leite de coco pronto. Acrescente mais água caso não obtenha 3 xícaras de leite de coco na hora de coar. Se quiser usar as raspas de coco que sobraram no coador, basta passá-las a frigideira com manteiga e sal até dourar e colocar sobre o arroz.

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

Receitas

Arroz com café e champanhe

Receitas

Portugal: Arroz de pato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *