Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café com hortelã

Quando for preparar seu café, macere algumas folhas de hortelã fresca e coloque no filtro de café. Coloque o pó e a água quente e faça o café normalmente.

Cultivar ervas e temperos em casa é divertido, prático e não é missão impossível! O primeiro apartamento que meu filho Fernão morou na Aclimação era minúsculo, no entanto, tinha uma sala onde batia muito sol. Quando ele viajava, eu invariavelmente ia regar seu jardim suspenso da Babilônia e alimentar Clarinha, sua gata. Nome emprestado do quintal de Nabucodonosor ironicamente, pois seu apartamento ficava no quinto andar sem elevador. Na sala de 6 metros quadrados tinha uma janela, onde ele colocou uma tela para a gata não despencar. Nessa tela, crescia um pé de maracujá que se enredava pelos fios e no chão esbanjavam frescor manjericão, hortelã, erva cidreira, salvia e cebolinha.

Com isso, percebi que era possível cultivá-las mesmo em locais pequenos. O importante é ter pelo menos 4 horas de sol por dia; estar em terra com húmus, minhocas e não deixar faltar água. Esse improviso foi feito com a hortelã comum, aquela que está presente em todos os quitutes árabes e em todas as feiras e supermercados. Existem muitas outras variedades: portuguesa, branca, pimenta, do norte e suas primas irmãs: menta e melissa (essa está mais para o gosto da erva cidreira).

Digestivas e calmantes, mastigá-las também é uma delicia. Sempre que vou ao restaurante Arábia, finalizo a refeição com um chá de hortelã. Mas, como não fico sem meu derradeiro café, pensei em juntar os dois. Outro dia, experimentei em casa, gostei muito. E se quiserem levar a sério o cultivo das ervas e temperos, recomendo o site Sabor da Fazenda. Nesse espaço é possível comprá-las e ter boas dicas de como cultivá-las.

Receita de café com hortelã
Tempo de Preparo: 5 minutos

Ingredientes:
Hortelã a gosto
Café tradicional 3 corações

Modo de Preparo:
Para fazer é super simples! Quando for preparar seu café, macere algumas folhas de hortelã fresca e coloque no filtro de café. Coloque o pó e a água quente e faça o café normalmente. Ele terá um delicioso toque! Sirva com folhinhas de hortelã para deixar mais bonito!

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5 respostas para “Café com hortelã”

  1. Fernão disse:

    Querida Mama, eu já achava a hortelã do meu jardim linda como estava, mas na sua foto ela fica radiante. Vou adicionar um conselho pra a horta de apartamento: água é essencial, mas cuidado para na afogar as plantas. E se aparecer alguma praga procure um repelente chamado óleo de neen, é natural e não faz mal para que for comer seu hortelãzinho. Beijos

  2. sheila disse:

    olá, adorei a receita vou experimentar. Caso tenham mais alguma receita de café envie para mim, pois estou a procura da melhor receita de café que existe. Estou abrindo uma cafeteria. Meu email é sheilacmd@hotmail.com .Deste já agradeço.

  3. Marvaih EN disse:

    Adorei a receita! *.*

  4. Paula Farias disse:

    amei a dica, só uma pergunta folha desidratada dá certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *