Preparar fondue é uma celebração. Sempre que faço, lembro-me dos nossos ancestrais sentados em volta do fogo, dividindo o alimento. Fiz o prato pela primeira vez para um grupo de amigos inspirada pela revista em quadrinhos “Asterix na Helvécia (Suíça)”, publicada no Brasil nos anos 70.

A saga dos heróis celtas sempre debochava com o mais fino humor do imperialismo praticado pelos romanos sobre as culturas pré-cristãs. Nesse episódio, os helvéticos (povos celtas que habitavam os Alpes suíços) se unem com os gauleses (celtas habitantes da Gália) para combater o exército de Júlio Cesar. Como sempre, com mágica e sagacidade, esses heróis saem vencedores sobre os arquiarmados soldados do Império Romano.

Para comemorar, os helvéticos apresentam o fondue para os gauleses numa grande comemoração de vitória. Durante o consumo, praticam uma brincadeira que adotei por ser bem divertida: quem deixar cair o pão (fruta no caso) no caldeirão de queijo (chocolate) tem que “pagar uma prenda”. Deixe sua imaginação e de seus convidados transbordar e faça do jogo um motivo para dar muitas risadas.

Essa receita de fondue de café pode fechar o jantar da dobradinha tradicional queijo/carne. Quanto aos quadrinhos, vale garimpar! Apesar de que algumas edições traduzidas já estarem esgotadas. A história revista por Uderzo/Goscinny sugere divertidas reflexões sobre a formação dos países europeus. E, acima de tudo, nos leva a perceber quanto os romanos e a cultura cristã se apropriou e incorporou rituais existentes na cultura celta. Aproveite o frio e reúna os amigos, divirta-se reinventando esse hábito ancestral.

 

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024