Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Fondue de café

Preparar fondue é uma celebração. Sempre que faço, lembro-me dos nossos ancestrais sentados em volta do fogo, dividindo o alimento.

Preparar fondue é uma celebração. Sempre que faço, lembro-me dos nossos ancestrais sentados em volta do fogo, dividindo o alimento. Fiz o prato pela primeira vez para um grupo de amigos inspirada pela revista em quadrinhos “Asterix na Helvécia (Suíça)”, publicada no Brasil nos anos 70.

Receita de Café com Pimenta

A saga dos heróis celtas sempre debochava com o mais fino humor do imperialismo praticado pelos romanos sobre as culturas pré-cristãs. Nesse episódio, os helvéticos (povos celtas que habitavam os Alpes suíços) se unem com os gauleses (celtas habitantes da Gália) para combater o exército de Júlio Cesar. Como sempre, com mágica e sagacidade, esses heróis saem vencedores sobre os arquiarmados soldados do Império Romano.

Para comemorar, os helvéticos apresentam o fondue para os gauleses numa grande comemoração de vitória. Durante o consumo, praticam uma brincadeira que adotei por ser bem divertida: quem deixar cair o pão (fruta no caso) no caldeirão de queijo (chocolate) tem que “pagar uma prenda”. Deixe sua imaginação e de seus convidados transbordar e faça do jogo um motivo para dar muitas risadas.

Essa receita de fondue de café pode fechar o jantar da dobradinha tradicional queijo/carne. Quanto aos quadrinhos, vale garimpar! Apesar de que algumas edições traduzidas já estarem esgotadas. A história revista por Uderzo/Goscinny sugere divertidas reflexões sobre a formação dos países europeus. E, acima de tudo, nos leva a perceber quanto os romanos e a cultura cristã se apropriou e incorporou rituais existentes na cultura celta. Aproveite o frio e reúna os amigos, divirta-se reinventando esse hábito ancestral.

 

Ingredientes

• 150 gramas de chocolate amargo
• 200 gramas de requeijão
• 100 gramas de creme de leite
• 100 gramas de leite condensado
• 1 colher (sopa) de café solúvel 3 corações
• 50 ml de rum
• Frutas de sua preferência

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes.

Derreta o chocolate em banho Maria e acrescente o requeijão, o leite condensado e o creme de leite, mexendo sempre.

Por fim o rum misturado ao café. Sirva mergulhando frutas de sua preferência. Mantenha aquecido durante o consumo numa panela especial para preparar este prato

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Fondue de café”

  1. @IgorSaraiva disse:

    Nesse frio de SP, isso é tudo de bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *