Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Geleia de Mocotó

Cresci comendo geleia de mocotó feita pela minha mãe. Os adultos se refestelavam com a carne feita em forma de salada e nós crianças, tínhamos que esperar o dia seguinte para a geléia ficar pronta. Foi aí que resolvi experimentar a carne também, e até hoje adoro.

Foi um grande desafio para meu paladar infantil. Quanto a geleia, o sabor também era totalmente inesperado. Quando oferecia para meus amiguinhos da escola, eles achavam que iam comer aquela coisa borrachenta branca e rosa, lembram ? Ou mesmo a “Colombo”, que era vendida em copinhos, talvez honesta, mas de gosto duvidoso. (essas referências são para maiores de 50 anos…hehehe). Mas o sabor da nossa geléia era inigualável, todos se apaixonavam.

Havia duas receitas correntes em minha família: mamãe preparava com leite, açúcar e canela. Vovó, italiana e com um espírito bem mais hedonista do que o de minha mãe, preparava com vinho do porto. Adorava as duas, mas confesso que preferia a com vinho do Porto em sua transparência amarelada e o pecaminoso gosto alcoólico. Pra não ficar “nem tanto ao mar, nem tanto a terra”, pensei numa versão mais moderna onde o café, chocolate e pimenta podem conviver com o doce e sem esquecer um pouco de álcool, que realça os sabores. Muito bom!

Se você não gostar da carne do mocotó ou o “pé de boi”, como dizia sempre a Tonha, uma querida cozinheira baiana que trabalhou comigo nos anos 80, você pode doá-lo. Tenho certeza que muita gente adora. Ou então faça como eu, tente desafiar seu paladar. Nunca é tarde para acrescentar novos sabores em nossa paleta gustativa.

Ingredientes

  • 1 mocotó bem limpo e sem pelos
  • ½ litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de café solúvel Tradicional 3Corações
  • 2 colheres (sopa) de achocolatado
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes fatiada ( ou ½ se não for “louco por pimenta”)
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 xícara de açúcar

Modo de Preparo

Coloque o mocotó para cozinhar numa panela de pressão com água cobrindo 2 dedos do todo conteúdo, durante mais ou menos 50 minutos. Depois de cozido, coe o líquido numa vasilha de vidro ou plástico, deixe esfriar e leve para geladeira por 24 horas. Pode-se servir o mocotó como salada. Costumo consumi-lo com azeite sal e vinagre. Existem outras formas: refogá-lo no tomate ou com feijão de corda. Mas nosso foco agora é a gelatina!

Passadas 24 horas, retire da geladeira. Retire a camada amarela (que é a gordura) que se formou em cima da gelatina, primeiramente com uma colher e depois com papel toalha. Cuide para que não fique nada dessa gordura, só a gelatina (parte branca).

Depois disso coloque numa panela em fogo médio, adicione o leite, o café, o chocolate, o açúcar e a pimenta. Deixe cozinhar (com o pires de porcelana em cima da panela para evitar que o leite suba) durante 10 minutos

Retire do fogo, coe, e adicione o vinho do Porto. Coloque em pequenos bolws individuais e leve-os para a geladeira até endurecer.

Dicas:
1 – Retire qualquer indício de pelo no mocotó. Se for preciso, utilize um barbeador.
2 – Coloque um pires na panela quando estiver fazendo a gelatina para que o leite não transborde.
3 – A carne do mocotó pode ser cortada e servida fria ou quente com muito azeite, vinagre, sal e pimenta do reino.

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

9 respostas para “Geleia de Mocotó”

  1. enilda disse:

    Eu fiz uma geléia de mocotó e ela ficou meio borrachuda e bem branquinha. Onde será que eu errei. Por favor alguém me ajude.

    • kellystein disse:

      Olá, Paula, tudo bem?
      A textura da geléia é obtida pela quantidade de líquido que você agrega a ela. No caso da receita do blog, leite. Se sua geléia ficou muito dura, você não acrescentou leite suficiente. Use a mesma quantidade de leite que o líquido do mocotó. Quanto à cor, se você só colocou leite, ela fica branca mesmo.

  2. silvia martini disse:

    Oi não sou muito velha tenho 34, como disse a idade de 50, e sou muito fã de geléia de mocotó é uma delicia, pena que aqui no sul nem conhecem quando a gente fala fazem cara de nojo, hahaah não sabem o que tão perdendo.

    • kellystein disse:

      Não sabem o que estão perdendo mesmo Silvia!!!
      Você experimentou esta receita? Gostou?
      Passe sempre para conferir nosso cafezinho 😉
      Abraços.

  3. Eliane disse:

    Quanto vai de açúcar? faltou colocar a quantidade na sua receita

    Obrigada, não vejo a hora de fazer!

    • Olá Eliane!
      Muito obrigada pela correção. Eu coloco 1 xícara de açúcar, mas você pode experimentar e colocar a seu gosto.

      Já adicionamos esta informação no texto acima. Obrigada pela correção e escreva sempre.
      Abraços!
      Stela

  4. Olha adorei achar a receita principalmente pelo texto que a introduz, pois gostaria de obter a receita só com o vinho do porto, que a Stela mencionou que a avó fazia….será que voce pode postar aqui, Stela? antecipadamente agradecida!

  5. Olá, gostaria de fazer uma pergunta! dizem que o mocotó contem colágeno q é bom pra pele,quero fazer a receita pra minha filha q tem problema nas mãos, uma alergia muito forte. a pergunta é: quando fizer eu posso congelar..é q ela não mora comigo..quero congelar ,deixar em potinhos pra ela comer uma porção, todos os dias,quero fazer o teste ,pelo menos por uns 6 meses, quem sabe né , da uma otimo resultado!Se Deus quiser! fico muito agradecida!

    • mexidodeideias disse:

      Cara Adriana, tudo bem?

      Obrigada por escrever. A geleia de mocotó não congela bem. Como uma gelatina, ela perde a textura quando congelada. Mas ela dura bem em geladeira por 1 semana, pode ser?

      Abraços,
      Stela Morato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *