Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Como harmonizar chás no jantar

O jantar foi ótimo, mas ainda falta alguma coisa? Que tal harmonizar chás e alimentos?

Você preparou um jantar caprichado, mas ainda sente que faltou alguma coisa? Uma boa ideia é harmonizar chás com seu menu para a noite! Para te ajudar nesta tarefa, convidamos a especialista Carla Saueressig, da A Loja do Chá, para ensinar alguns truques na hora de combinar a bebida com a refeição noturna.

Para ela, a presença da cafeína à noite não é um grande problema. Afinal, existem pessoas com mais ou menos sensibilidade a essa substância. Ou seja: se você costuma tomar chás ou cafés nesse período e não sofre com problemas para dormir, pode combinar as infusões com os pratos tranquilamente.

A primeira dica parece simples, vai vale a pena anotar: “Chás suaves combinam com pratos suaves. Chás encorpados combinam com ingredientes encorpados”, diz. Ela explica melhor: “Peixes e massas com molhos leves podem ser combinados com chá verde ou branco. Já o preto vai bem com carnes e queijos”, conta, lembrando que, no caso das sobremesas, as frutas podem ser facilmente harmonizadas com a versão verde da bebida.

Para completar, depois do jantar ela indica as infusões com menta ou hortelã – por serem digestivas e calmantes, são perfeitas para finalizar a refeição. “Também combinam com chocolates, dando um toque mentolado ao doce”.

“Chá é prazer”

Apesar das sugestões, a especialista gosta de lembrar que não se apega a regras na harmonização. “O importante é ter prazer. Quanto mais experimentarmos, mais teremos prazer ao comer e beber. Isso melhora a digestão – por aumentarmos o processo de salivação. Você come menos e mais devagar, usando as papilas gustativas para perceber novos sabores.”

Para refletir… Acompanhado de um bom chá e de um jantar especial, é claro!

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *