Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Harmonização de Brigadeiros e Café

A criadora da Brigaderia, Taciana Kalili, sugeriu dois tipos de brigadeiros para harmonizar com cafés especialmente escolhidos pela cafeóloga, Eliana Relvas.

A ideia parece sedutora e provoca o paladar. Unir os dois queridinhos dos brasileiros soa até óbvio, mas fui experimentar esta combinação pela primeira vez somente no começo 2011 e contei tudo aqui.

A experiência foi tão incrível que não resisti e convidei duas grandes especialistas no assunto para reproduzi-la aqui no Mexido de Ideias. A criadora da Brigaderia, Taciana Kalili, sugeriu dois tipos de brigadeiros para harmonizar com cafés especialmente escolhidos pela cafeóloga, Eliana Relvas. O resultado desta brincadeira, você confere agora!

Extremistas do café podem até torcer o nariz para esta aventura gastronômica, mas o importante é esclarecer que o objetivo não é mascarar sabores com esta combinação. Pretende-se, na realidade, buscar uma experiência rica com esta mistura inusitada e que pode até surpreender.

Se você quer reproduzir este experimento em casa, anote a ficha técnica tanto dos brigadeiros quanto dos cafés.

Harmonização #1: Brigadeiro de Limão com Café naturalmente mais amargo
Combinação equilibrada onde a doçura foi neutralizada pelo amargor da torra do café e o cítrico enalteceu o adocicado da bebida. A finalização é do leve sabor do limão, mas o paladar fica limpo e agradável.

Café: Os grãos utilizados no programa são da Fazenda Ipanema, mas eles podem ser substituídos por cafés tradicionais e com torra escura, comuns em todos os supermercados.

Receita do Brigadeiro de Limão:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 gema
3 colheres de sopa de suco de limão coado
100 gr de chocolate branco ralado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas.

Harmonização #2: Brigadeiro de Avelã com Café frutado
A finalização desta experiência apresenta um corpo intenso e lembra muito o vinho do porto com notas de cereais e doces. Ressalta a doçura, aumentando a untuosidade na boca e equilibrando a acidez do café com as frutas secas do brigadeiro.

Café: Os grãos utilizados no programa são do sítio Maria Branca, mas podem ser facilmente substituídos por cafés mais suaves e de torras mais claras.

Receita do Brigadeiro de Avelã:
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 gema
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de pasta de avelã
100 gr de avelã triturado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo avelã triturado.

Ocasião

Ovo de Páscoa com brigadeiro de colher de Chocolatto 3 Corações

Receitas

Brigadeiro com morango e café espresso

Receitas

Brasil: Brigadeiro Duplo

5.091 respostas para “Harmonização de Brigadeiros e Café”

  1. hector farto disse:

    muito bom!!! gostei d aideia!

    • Leonardo disse:

      o café é bom mas o brigadeiro da brigaderia não caiu bem…. eu acabei passando mal, não sei se o brigadeiro estava passado…ou mal feito…..

      • kellystein disse:

        Olá Leonardo, tudo bem?
        Estamos explorando o campo de harmonizações de café e outras delícias e fico contente em saber que você experimentou reproduzir esta harmonização em sua casa.

        Sobre o brigadeiro, sugiro que você entre em contato com a empresa (http://www.brigaderia.com.br/) e conte sobre sua experiência. Acho importante eles terem conhecimento disso.

        Obrigada pela participação e até a próxima =D

  2. @cafeblogado disse:

    Em maio, tive a possibilidade de degustar um café 100% arábica (Starbucks Anniversary Blend) – um café forte, levemente apimentado, com corpo intenso… Extremamente saboroso. A harmonização foi com brigadeiro de capim limão (refrescante e docemente equilibrado). Inesquecível! Uma delícia!
    Adorei as sugestões da Taciana Kalili e da Eliana Relvas. Muito interessantes! Quero experimentar!
    Kelly, obrigada por compartilhar conosco sua aventura gastronômica!

    cafeblogado.blogspot.com

  3. Aamir disse:

    Ola!Receita super esaicepl. Gosto bastante do uso da soja e tenho evitado a lactose por orientacao medica sua receita ficou linda, viu?!Um bejim grande!

  4. Edu Viana disse:

    Muito bom… funciona mesmo…kkkk fiz para alguns amigos que não são muito fãs de café e todos notaram a diferença entre eles…
    Em casa não pode faltar o brigadeiro para o cafezinho da tarde!!!!

    • kellystein disse:

      Que bom que gostou Edu!
      Ficamos felizes por você estar aberto a experimentar coisas diferentes no meio do café. Confira outras dicas em nossos posts diários e descubra um novo mundo 😉
      Abraços!

  5. marlenejancar disse:

    ah! nesse friozinho é hora de tomar um Cappuccino três corações, com gotas de um bom Rum! esquenta!!! bj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *