Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Mexerica com calda de louro

Gosto de usar frutas da época, mas como as mexiricas cravo estão em final de safra optei em conservá-las em forma de doce.

Gosto de usar frutas da época, mas como as mexiricas cravo estão em final de safra optei em conservá-las em forma de doce. Essa fruta de origem asiática tem diversos nomes e variedades: tangerina, bergamota, mandarim, etc. Dependendo da região do Brasil, ela pode ser levada de cá para lá sem grandes problemas de transporte. Ela é tão prática como as bananas que dispensam o uso da faca para descascá-las.

Receita de Mexirica com calda de louro

Costumo também deixar pedacinhos de cascas no chá preto, para dar perfume e sabor. Para doces como a receita de hoje, as melhores são a cravo e morgote por apresentarem mais acidez. Já a ponkan, bom mesmo é degustá-la na rua, com seus gomos “prêt à porter”.

Pensei nesta sobremesa como ótima alternativa para o dia dos pais. Ela é ótima para deixar pronta com antecedência, pois o tempo melhora o sabor. A calda também pode ser feita com antecedência e pode-se esquentá-la na hora de servir.

 

Ingredientes

• 12 mexericas cravo
• 12 folhas de louro
• 1 ½ litro de água
• 2 xícaras de açúcar
• 1 cálice de licor Grand Marnier (opcional)

• 200 gramas de chocolate meio amargo derretido
• 2 colheres (sopa) de café solúvel 3 corações
• 1 cálice de rum amarelo
• 100 ml de creme de leite

Modo de Preparo

Coloque as mexericas descascadas com o louro em um recipiente de vidro, cubra com água e deixe durante 24 horas na geladeira.

Misture bem o açúcar e o restante da água numa panela. Adicione os ingredientes que ficaram de molho um dia antes (inclusive a água). Deixe cozinhar até formar uma calda espessa. Retire.

Misture o café solúvel com o rum e adicione no chocolate já derretido. Misture bem com um fuet e acrescente o creme de leite misturando sempre. Sirva quente junto com a tangerina.

Dica: Quanto mais tempo estiver pronto, mais intenso o sabor, por isso, faça com antecedência.

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

6 respostas para “Mexerica com calda de louro”

  1. Stela,
    Todas as receitas feitas com mexerica são deliciosas pelo sabor e aroma, juntando calda de chocolate meio amargo deve ficar deliciosa.
    Na receita no item água 1 1/2 será litro.
    Parabéns pelas fotos e receita escolhida.

    • kellystein disse:

      Muito obrigada!!!
      Ficamos contentes ao saber que nossas experiências culinárias estão agradando.
      Já corrigi o detalhe que você indicou. Agradecemos o toque e a participação 😉
      Abraços!

  2. laprincipessina disse:

    oii!! adorei a receita, e fiz em casa, com algumas alterações: não tinha cravo, coloquei canela em pau; não tinha esse licor Grand Marnier e tasquei tequila, uma tampinha só! hahahah enfim, amei, mas ficou com um amarguinho super presente! é assim mesmo?

  3. Priscila disse:

    Olá! Adorei o uso do louro em preparação doce. Mas não consegui ver a receita com todos os ingredientes. Onde estão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *