Uma certeza nós temos: O café fresquinho, que acabou de ser feito (independente do método de preparo), tem outro sabor e aroma. Mas você sabia que aquela bebida pronta há horas pode até fazer mal? Pensando nisso, fomos descobrir os benefícios do preparo individual do café.

Hallyson Ramos, do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, recomenda preparar a bebida em quantidades pequenas. Mas qual é o problema do café “velho”? O barista explica: “A oxidação, que acontece naturalmente, faz com que ele perca sabor e aroma, o que altera o paladar”.

Após 20 minutos do preparo, o café já começa a oxidar. Dentro da garrafa térmica, esse processo é acelerado por conta da alta temperatura interna. De acordo com o especialista, o máximo de tempo recomendável de permanência da bebida por lá é de uma hora. “E, de preferência, não adoçado – uma vez que o açúcar se acumula no fundo e altera o sabor”.

Como fazer café em pequenas quantidades?

As cafeteiras italianas e as prensas francesas possuem tamanhos individuais. Para Ramos, os dois são alguns dos métodos de preparo mais procurados e práticos para ter em casa. As máquinas de café em cápsulas também são uma boa alternativa – já que preparam diferentes bebidas, sempre sob medida.
Seguindo as dicas acima, você evita o desperdício e garante sempre um café fresquinho e saboroso. Precisa dizer mais?

Por: Carolina Gasparini

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024