Receitas

Risoto ao pesto com camarão

No intento de renovar sua horta e aproveitar o manjericão, pois ele precisa ser sempre aparado para manter o vigor da planta, meu filho Fernão tem produzido baldes de molho ao pesto. Geralmente, mando meus vidros de conserva vazios e ele me entrega cheios do molho. Como experiência, ele tem praticado inúmeras versões substituindo o pinole da receita clássica por amêndoas, nozes ou pistache. Ele até adicionou hortelã e gengibre e funcionou! Para decidir qual de suas experiências era a melhor, até um concurso de degustação foi feito e o vencedor foi o de pistache com hortelã.

A receita clássica criada na Região da Ligúria é essa que eu postei hoje. Só substitui o pinole por nozes, pois ele é caríssimo! Este molho é normalmente usado no espaguete ou fettuccine (que é cozido na água com vagens e batatas cortadas em cubinhos). Dizem os genoveses, os pais desta receita, que a “pasta” fica mais encorpada e ajuda a elevar a temperatura do molho, que é colocado frio no macarrão recém tirado da água quente. Esta é uma ótima opção curinga pra se ter na geladeira.

Para conservá-lo por mais tempo, coloque-o num vidro desinfetado com água fervente e deixe-o coberto com uma camada de azeite. Tampe bem e pronto! Experimentem o preparo clássico ou crie sua própria receita com suas ervinhas preferidas. Esse risoto já é um derivativo que pensei, afinal, eu já havia me esbaldado do espaguete e queria criar uma nova versão para o presente tão carinhoso do Fernão. Ele aprovou.

 

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024