Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Tapioca Cappuccino

Sempre fui apaixonada por tapioca, aquela farinha mágica proveniente da mandioca que se transforma quase que instantaneamente numa massa sólida, leve e ligeiramente transparente quando em contato com o fogo. O famoso beijou. Fotografei com a lente macro para ressaltar a textura dessa iguaria, que há muito vem alimentando nossos índios e suas combinações inusitadas estão se popularizando nos grandes centros urbanos.

Compro sempre a farinha de mandioca na feira. É possível fazer em casa, mas é muito trabalhoso. A mesma barraca normalmente vende outros derivados da raiz (os polvilhos, as farinhas e o sagu, que no Brasil é feito com a fécula da mandioca). Com sorte essa barraca também terá côco fresco e você poderá comprar todos os ingredientes do prato.

Preparei pequenas tapiocas para que, depois de recheadas, ficassem em formato de pastéis. Ficaram deliciosas!! É realmente “A rainha do Brasil”, como chama Luis da Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação do Brasil” (páginas 90 a 101), onde confirma que a mandioca continua inabalável em seu trono.

Foi muito comovente observar as índias preparando esta iguaria quando estive na Tribo Kuikuro no Alto Xingu, em julho de 2010. Era possível acertar o relógio por cada passo do preparo, desde o descascar da mandioca até o destino final: o beiju. O pão de cada dia da tribo. Compartilho com vocês uma parte do slideshow que pode ser encontrada na íntegra no youtube.

Ingredientes

  • ½ kg de massa de tapioca
  • 200 gramas de côco ralado natural
  • Cappuccino a gosto
  • Leite condensado a gosto.

Modo de Preparo

Coloque a frigideira para esquentar. Adicione a massa e espalhe com a espátula. Quando a massa estiver transparente vire e cozinhe o outro lado.

Tire e recheie com leite condensado, coloque o côco ralado e salpique o cappuccino. Feche o pastel e polvilhe cappuccino por cima.

Dicas:
1 - Coloque a frigideira antiaderente para esquentar. Quando estiver quente, coloque a tapioca e espalhe com uma espátula para ficar a quantidade de massa fina e uniforme.
2 - Quando começar a ficar transparente é hora de virar. É só deixar secar do outro lado.
3 - Usei uma argola como molde para obter os pasteizinhos iguais.

Receitas

3 receitas com Cappuccino para aquecer o coração

Receitas

Cuca com cappuccino

coffeelover

Qual o melhor café para os dias frios?

2 respostas para “Tapioca Cappuccino”

  1. ademir disse:

    adorei,coloque mais novidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *