Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Tiramissu Cafeinado

É rotina aqui no Mexido de Ideias publicar religiosamente receitas todas as terças e quintas-feiras com a ajuda da fotógrafa gourmet Stela Morato. Quem sempre nos acompanha, sabe muito bem disso, mas hoje decidimos inovar. Um convidado ilustre indicará suas receitas favoritas que tenham o café como ingrediente, obviamente. Já publicamos uma sobremesa deliciosa do chef Erik Thomas, do restaurante Tantra, e agora é a vez da chef Silvia Percussi – do restaurante Vinheria Percussi.

Como uma boa chef que tem a gastronomia italiana em seu DNA, Silvia não poderia deixar de citar um clássico da Itália: o tiramissu. Com uma versão um pouco mais cafeinada, a sobremesa ganha um toque especial para intrigar o paladar de quem provar. Está esperando o que para experimentar?

Tiramissu Cafeinado
Rendimento: 12 porções

Ingredientes:
06 ovos
01 xícara de açúcar
300 gramas de queijo mascarpone
300 ml de creme de leite fresco batido
03 pacotes de biscoito champagne
01 copo de café forte
chocolate meio amargo picado a gosto
licor amareto a gosto

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e no final acrescente ½ xícara de açúcar, reserve. Bata as gemas com ½ xícara de açúcar até formar uma gemada bem branca e dobrar de volume.

Adicione o mascarpone na gemada e bata até formar um creme denso. Em seguida, misture as claras em neve de forma delicada e, logo após, o chantilly. Misture o café e o licor de amarelo para mergulhar levemente os biscoitos. Faça camadas com os biscoitos úmidos em um refratário ou em taças individuais. Cubra com o creme e adicione o chocolate. Leve à geladeira até ficar firme.

Dica:
1 – Decore com chocolate em pó ou com lascas de chocolate.

 

Ingredientes

Modo de Preparo

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Tiramissu Cafeinado”

  1. rhminoda disse:

    Kelly,

    Minha sugestão é a de que você dê sugestões de onde conseguir queijo mascarpone. Eu sei que no Pão de Açúcar tem, pois fui fazer tiramissu outro dia, mas ainda assim não é fácil de achar em cidades do porte de Campinas.

    • kellystein disse:

      Olá Minoda,
      O mascarpone é realmente complicado de encontrar. O Pão de Açúcar e o Santa Luzia o disponibilizam aqui em São Paulo, mas desconheço em outras cidades. Sugiro que as pessoas "garimpem" lojas especializadas em queijos ou supermercados gourmets e, depois, contem aqui onde encontrar.

      Este espaço é de todos. Participem com suas sugestões e dicas 😉
      Abraços cafeinados!

  2. eliane (@elii_sa) disse:

    se vc bater no processador 2 partes de ricota fresca de excelente qualidade e uma parte de creme de leite fresco de igual qualidade, vc faz uma razoável "imitação" de mascarpone… não é nem perto do ideal, mas se não tiver de jeito nenhum….

    • kellystein disse:

      Olha só que dica interessante!! É uma boa alternativa para quem realmente não encontrar o mascarpone.
      Muito obrigada pela dica. Já anotei no meu caderninho de receitas hahahah
      Abraços!

  3. charly disse:

    INACREDITAVEL!!!
    390gramas de mascarpone no pao de açucar custam 35 R$
    250 gramas de mascarpone na Alemanha custam 1,40 Euros significa 3,64 REAIS
    Simplesmente ridiculo………..mais uma vez onde estamos sendo roubado neste pais!!!!!!!!!!!

    • kellystein disse:

      Olá Charly!
      Você tem toda razão! O preço do mascarpone é muito alto. Por isso, sugerimos que você use uma ricota de boa qualidade. Funciona muito bem 😉

      Boa sorte em sua receita!
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *