Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café para aliviar o estresse?

Normalmente associado com o ganho de produtividade, o café também pode ser considerado um aliado na hora de diminuir o estresse

A cafeína é normalmente associada com ganho de produtividade, senso de alerta e criatividade no dia a dia. Mas será que ela também pode ser considerada uma aliada na hora de diminuir o estresse? Aparentemente, sim – é o que aponta uma pesquisa que contou com cientistas de Portugal, dos Estados Unidos e do Brasil no projeto.

Café para aliviar o estresse?

O estudo foi realizado com ratos, que foram submetidos a situações de estresse como banhos gelados e inclinações na gaiola. Por três semanas, uma parte dos animais tomou água acrescentada de cafeína, enquanto a outra consumiu água normal. Depois, todos foram submetidos a testes – e o resultado impressionou os cientistas.

Aqueles que beberam água normal exibiram níveis alterados de estresse, perceptíveis no cérebro e também no comportamento. Já os animais que consumiram a cafeína não apresentaram alterações. Apesar de ainda não confirmarem o motivo, os cientistas suspeitam que a razão para isso esteja relacionada com um bloqueio de receptores que causariam o estresse (em humanos, esses receptores são os responsáveis pelo mau humor e pela depressão).

O que achamos disso tudo? Aqui no blog nós já publicamos outra pesquisa que indicava a cafeína como responsável em ativar pensamentos positivos e felicidade. Apesar de ainda não conseguirem confirmar 100% a eficácia do café contra a depressão e estresse, aparentemente os pesquisadores estão perto de encontrarem uma conclusão positiva para esse assunto.

Só nos resta tomar uma boa xícara de café enquanto esperamos mais pesquisas sobre o tema!

Por: Marina Oliveira

Bebidas

Como Fazer Café?

Ocasião

Panetone com Sorvete

Receitas

Cuca com cappuccino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *