Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Os benefícios do chá para a longevidade

Estudos apontam que a Camellia sinensis pode ter efeito positivos para diminuir a mortalidade. Confira!

Como já contamos aqui, estudos norte-americanos mostraram que o chá de camomila pode diminuir a mortalidade feminina na terceira idade. Agora é a vez dos australianos apontarem que a Camellia sinensis pode ter o mesmo efeito. A novidade, descoberta após uma pesquisa que durou cinco anos com mais de mil mulheres acima dos 75 anos, foi publicada no Journal of Clinical Nutrition.

cha-longevidade

Durante o período da pesquisa, foram analisados diversos aspectos, como mortalidade em geral, morte por câncer e por complicações cardíacas. Uma parte do grupo ingeriu 350 mg da bebida rica em flavonoides todos os dias. O resultado? As mulheres que consumiram o chá tiveram maior taxa de sobrevivência – em comparação àquelas que não tomaram o líquido diariamente.

Na prática, a mortalidade foi reduzida em 40%. Já em relação ao câncer e complicações cardíacas (as duas maiores causas de morte feminina para a faixa etária), a diferença foi de 12%. Segundo os médicos, as maravilhas do chá estão relacionadas com os flavonoides presentes na bebida – que são conhecidos por atuar na diminuição da pressão e no aumento do fluxo sanguíneo, o que reduz a chance de coágulos no sangue.

Apesar de o chá não ser a única fonte de flavonoides, a substância está presente em grande quantidade na bebida feita com a Camellia sinensis. Tanto que o estudo australiano avisa que apenas duas xícaras de chá por dia já atingem a quantidade recomendada para ter uma vida mais saudável e prevenir problemas de saúde (350 mg).

Por: Carolina Gasparini

Destaque

Infográfico #21: Os benefícios do chá para a saúde

Saúde

Beber chá faz bem ao coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *