Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Os melhores chás para acalmar antes das provas

Chás podem acalmar e ajudar nos estudos e principalmente antes de provas. Mas cuidado! alguns podem ter o efeito reverso.

Quem disse que os estudantes precisam estar sempre alertas? Em época de provas e vestibulares, um bom calmante natural ajuda a garantir que as ideias estejam em ordem na hora dos exames. E é exatamente esse efeito que alguns chás podem potencializar.

cha-para-estudantesOs chás ansiolíticos relaxam e ajudam o estudante a ter uma boa noite de sono – além de acalmar o organismo na véspera de uma prova importante. Entre as versões calmantes da bebida, se destacam as de maracujá, capim-cidreira e camomila. Segundo Eduardo Carabetta, neurologista do Hospital Leforte, os três “possuem em suas composições substâncias que diminuem a atividade cerebral”.

Quando o assunto é chá, o horário de consumo tem muita importância. Uma dica é evitar os estimulantes (com cafeína, como os chás preto, verde e branco) à noite. Já os ansiolíticos podem causar sonolência e são recomendados justamente para auxiliar no descanso – e não em momentos em que o raciocínio e a concentração são necessários.

O neurologista esclarece também que utilizar quantidades moderadas de açúcar potencializa o efeito calmante dos chás. “Essa adição induz a elevação da glicemia, que pode estar relacionada a efeitos calmantes”, comenta. Mas atenção: O açúcar terá mais efeito quando adicionado aos chás que já possuem propriedades relaxantes.

Com os efeitos calmantes de alguns tipos de chá, professores e especialistas em educação recomendam a ingestão da bebida na véspera de provas. Assim as chances de uma boa noite de sono aumentam – o que é essencial para conseguir desenvolver e aplicar os conhecimentos em um exame.

Agora é só preparar sua xícara quentinha de chá e relaxar, para estar pronto para alcançar as melhores notas no dia seguinte!

Por: Carolina Gasparini

Bebidas

Chá de camomila com frutas

Receitas

Compota de nêspera com chá de camomila

Destaque

Infográfico #21: Os benefícios do chá para a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *