Café coado reduz os riscos de diabetes

E a ciência não se cansa de encontrar bons motivos para continuarmos amando o café! A bebida é, cada vez mais, reconhecida como uma grande aliada da saúde. A novidade da vez não é uma pesquisa isolada, mas sim um compilado de estudos publicados no relatório anual do Institute for Scientific Information on Coffee, da Suíça. Lá ficou comprovado que o consumo diário do grão pode reduzir em até 25% os riscos de diabetes.

Uma das pesquisas mostra que quatro copos ou mais da bebida por dia têm o poder de aumentar o metabolismo, queimar mais calorias e controlar a sensibilidade à insulina. Segundo os pesquisadores, esse efeito poderia estar ligado simplesmente ao fato de o consumidor preferir o café no lugar de outra bebida mais doce.

Mas outro estudo, realizado com 70 mil mulheres, mostrou que o consumo do grão, principalmente na hora do almoço, diminui sim os riscos da doença – principalmente para quem optar pelos coados e descafeinados. O interessante é que as chances de sofrer de diabetes diminuem de 7% a 8% a cada xícara acrescentada na dieta.

Outras pesquisas apresentadas no mesmo relatório ainda desmistificam outras relações falsas da bebida com um maior risco de câncer, doenças cardiovasculares e hipertensão na população diabética.

Cada vez mais, café é sinônimo de saúde. E fica ainda mais difícil resistir a uma xícara!

Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Saúde