Como funciona a Cafeteira Globinho

Essa cafeteira não é uma novidade no mundo dos apaixonados por café, mas muita gente não a conhece ainda. Ela tem um jeitão de equipamento de laboratório e seu funcionamento lembra as minhas aulas de física e química.

1 tratada   Como funciona a Cafeteira Globinho

Ela é composta por dois globos de vidro, um deles com um funil, um filtro, uma base e a chama (que é a fonte de calor). Para fazer, é só colocar a água no globo inferior (para economizar tempo, você pode usar a água previamente aquecida) e encaixar a parte superior junto com o filtro. Então é só posicionar o conjunto sobre a chama.

Conforme a água aquece, ela sobe para o globo superior. É nesse momento que o café moído deve ser adicionado e bem misturado. Espere alguns minutos para a infusão e mexa novamente. Feito isso, retire o conjunto do fogo e a mágica acontece: a medida que o globo inferior esfria, cria-se um vácuo que puxa o líquido misturado com o pó para baixo, passando pelo filtro e retendo o pó. Pronto! Agora é só servir.

Basicamente, este sistema funciona por meio do princípio de transferência térmica e vácuo. Parece complicado, mas não é! O barista Chris Owens mostra como funciona em detalhes no vídeo abaixo.

Para quem nunca experimentou o café feito na cafeteira globinho (também conhecida como cona vácuo, syphon, vacpot, vacuum coffee maker, globo ou sifão), seu sabor lembra um café americano. De acordo com o site NuCoffee, trata-se de uma bebida com doçura marcante, baixa acidez e sem amargor, características que dependerão também do café que será usado no preparo.

O preço desta cafeteira pode ser um pouco salgado, portanto procure degustar o café feito nela antes de investir os cerca de R$ 250,00.

Se ainda estiver curioso e quiser saber mais sobre a cafeteira globinho, o site CofeeGeek traz um passo a passo com ótimas imagens e bastante explicação (em inglês).

Conhece essa cafeteira? Conta pra mim de suas experiências com ela!

Imagens:  Coffee Geek

Escrito por em Curiosidades

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Tania Patricio:

Tenho uma cafeiteira Globinho e estou sem usar por não encontrar um alcool apropriado. como posso resolver ?

    kellystein:

    Olá Tania! De acordo com o a barista Cecília Sanada, o álcool 92,8 graus deve ser usado nesta cafeteira... caso contrário a água não sobe. Se você morar em São Paulo, pode comprá-lo na cafeteria Octávio Café. Espero te ajudado ;) Abraços, Kelly

GASPARINI:

onde posso comprar um globinho?

    kellystein:

    Olá Gasparini!!! Você pode encontrar em cafeterias especializadas ou em sites especializados em café. Onde você mora? Se for em SP, posso passar alguns endereços... se não for aqui, encaminho alguns links ;) Abraços!

    Francisco Rondon:

    Estive num restaurante árabe, próximo ao escritório central da Sabesp em São José dos Campos e tive o prazer de degustar pela primeira vez um delicioso cafe feito na hora nma Globinho. Foi muito legal ver a engenhoca funcinando bem na nossa frente. La mesmo é vendido por R$ 250, 00.

Angelo:

No Brasil existe alguma loja onde posso comprar a Syphon?

Ademir de Souza Paiva:

Comprei uma cafeteira Globinho e perdi o manual de utilização,gostaria de adquiri-lo como posso fazer

Célio:

muito boa as reposta, entertanto o governo proibiu de bender alcool no grau presvisto para aquecer a água da cafeteira, como fazer, para consumar está tarefa, o aquecimento.

    @mexidodeideias:

    Olá Célio, tudo bem? Onde você viu esta proibição do governo? Você tem o número da lei ou alguma referência? Obrigada por compartilhar esta informação. Aguardamos seu retorno ;) Abraços e ótimos cafés!

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts