Tipos de Café #2:
Do Pingado ao Macchiato

O casamento entre o café e o leite vem de longa data e é conhecido em todo o mundo. Suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas. A lista de bebidas resultantes desta união pode ser longa e bastante familiar: cappuccino, média, pingado, mas qual a diferença entre eles?

Continuando a série de posts sobre os tipos de café, é a vez dos especialistas nos explicarem sobre o que compõe as mais tradicionais variações do café com leite. Para conhecer a variedade de cafés “puros”, só com a adição de água, veja a primeira parte desse especial.

Café com leite
cafecomleite   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

Mocha
mocha   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.

Cappuccino
capuccinno   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.

Cappuccino Italiano
capuccinno italiano   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Compreende em: 1/3 de expresso; 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.

Pingado
PINGADO   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

Média
media   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino.

Café Cortado
media   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

É como chamam a Média (Café Latte ou Latte) no Rio Grande do Sul.

Macchiato
machiato   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

Café com Panna
panna   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.

Café com Chantilly
chantilly   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Muito comum em todo o Brasil, compreende em uma dose de expresso coberto com chantilly.

Café Breve
breve   Tipos de Café #2:<br />Do Pingado ao Macchiato

Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half (composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.

Escrito por em Curiosidades

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

Luiz S. Steinecke:

Nós usamos aqui o Nexpresso, e li uma matéria que vocês estarão produzindo algo semelhante. Sendo assim, gostaria de saber se poderá utilizar a mesma máquina e quando estará a venda?

kellystein:

Olá Luiz, tudo bem? Nós do Mexido de Ideias não comercializamos nenhum tipo de produto. Nosso compromisso é divulgar notícias e conteúdo relacionados ao mundo do café e quem torna tudo isso possível é o Grupo 3 Corações, que é nosso patrocinador. O objetivo da empresa é educar as pessoas e estimular a cultura do café. Temos total liberdade de trabalhar informações sobre café, mas geralmente não focamos produtos. Acredito que o SAC do Grupo 3 Corações poderá lhe ajudar com esta informação mais específica: http://www.3coracoes.com.br/relacionamento/ Espero ter ajudado ;) Abraços, Kelly

Christiane:

Gostaria de fazer capuccino e latte art (etching) em casa o que preciso de material? Tenho apenas o mixer conforme indicado pela Barista Biana Diocedo.Mas quando vou marcar a espuma com o caramelo, este afunda e não dá tempo de fazer o desenho. Estou pensando em comprar a cremeira e cafeteira italiana ou French Press para começar. Gostaria muito de fazer o curso de Latte Art, mas tem como critério o curso básico de barista, que no meu caso não consigo fazer devido o tempo(3 dias).Na minha cidade não tem.Sou apenas apreciadora de café, para dispor de um curso que na minha opinião tem um valor agregado alto, para quem não mora perto dos centros de treinamento.(transporte+hospedagem+refeição+curso) Por favor vcs podem me dá uma dica. Habitue de Café..

    kellystein:

    Olá Christiane, tudo bem? Você tem toda razão quando diz que os cursos têm um custo elevado. Esta mesma realidade é observada na compra de alguns utensílios do meio do café também. Pensando nisso, trabalhamos no Mexido para dar dicas de como obter soluções práticas e acessíveis. Afinal, café bom é possível para qualquer bolso! Sobre a espuma - Conforme você notou no vídeo da barista Bianca Diocedo, a cremeira é capaz de produzir uma espuma mais consistente. Talvez seu mixer não consegue atingir o grau de consistência desejada. Outro detalhe, que tipo de leite você está usando? Confira as dicas do vídeo Como vaporizar leite em casa (http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/manual-da-cozinha-simples/como-vaporizar-leite-em-casa/). Talvez isso possa te ajudar! Obrigada pela participação e boa sorte em seu latte arte!

@alimentesenet:

Olá Kelly, Parabéns pelo blog! Adorei conhecer como são feitos os tipos de cafés! Mas tenho uma dúvida: o que é a CREMA DO LEITE? Obrigada.

    kellystein:

    Olá!!! Que bom que gostou =D Sobre sua dúvida: Crema do leite é a espuma criada depois que o leite é vaporizado. Ela está sempre presente no cappuccino, por exemplo. Se você ainda tem dúvidas sobre a crema do leite, sugiro o programa: Como vaporizar o leite em casa - http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/manual... Espero ter ajudado ;) Abraços!

      @alimentesenet:

      Obrigada....ajudou muito! =)

Rodrigo Ghisi:

poxa, gostei muito deste site. tentei várias veses fazer o cappuccino, mas ainda não consegui alcançar a consistencia ideal do meu leite vaporizado, ele sempre fica meio aguado. diga-se de passagem que estou fazendo-o com o mixer e com um leite com 12% de gordura, por não ter achado um leite mais gorduroso. estou usando chocolate meio amargo (em tabletinhos) e mechendo-o com o mixer também, para não ficar vestigios do chocolate, meche-lo desta maneira pode interferir no sabor do café? outra pergunta. fazer uma quantidade maior (uns 350ml) atrapalha na consistencia do produto final (sempre apresenta pouco cremoso, nem perto doque vejo em videos)? Obrigado pela atenção. Rodrigo Ghisi.

    kellystein:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Você adiciona o chocolate antes de começar vaporizar o leite? Se você faz isso, este é o problema. Não pode misturar nada ao leite antes de vaporizá-lo. Geralmente, isso é feito depois. O leite tem que ser integral e não pode ser fervido. Você checou se as pilhas do mix estão boas? Em caso afirmativo, coloque a ponta do mix quase fora do leite. Isso ajudará a deixá-lo cremoso. A quantidade de leite não interfere. O único detalhe é que leva-se mais tempo para ele ficar cremoso. Espero ter ajudado. Boa sorte em suas vaporizações ;) Abraços!

      Rodrigo Ghisi:

      Olá, obrigado pelas respostas...e novas perguntas, respondo-as com prazer. Não, o chocolate eu misturo ao café puro, antes de levar o leite, minha duvida é se misturar o café vigorosamente com o mix, para dissolver o chocolate pode interferir nas propriedades do café. Sim, as pilhas foram trocadas recentemente. Quanto ao leite, muito obrigado, uma duvida bem eliminada. Se for possivel, posso pingar aqui uma foto do melhor resultado que consegui se for interessante... Obrigado pela atenção. Rodrigo Ghisi.

        kellystein:

        Olá Rodrigo, Conversamos com a barista que apresentou o programa, Bianca Diocedo, e ela disse que as propriedades do café nao interfere, mas no leite sim. Abraços!

Rodrigo:

Meu nome é Rodrigo, tenho uma dúvida quanto à vaporização... Será que o mixer da Philips, que não possui a ponta tipo "mola" também vai proporcionar o leite vaporizado que observamos no vídeo? Ele é muito potente, 300W, diferente do mini mixer que tem 5W, será que essa potência diferente vai interferir negativamente na vaporização do leite? Muito Obrigado!!

    kellystein:

    Olá Rodrigo! Sim. De acordo com a barista, esta potência toda irá afetar o leite de forma negativa. Para que o creme seja formado, movimentos leves e mais lentos são necessários. Se você usar seu mix super potente o leite formará apenas espuma, assim como acontece no liquidificador. Neste caso, portanto, menos é mais. Espero ter ajudado com sua dúvida. Até a próxima e ótimos leites cremosos para você! Abraços, Kelly

Roberta espinoza:

Amei,não sabia que existia tantas opções de café assim,sou apaixonada por café desde pequena,minha mãe fazia muito cappuccino italiano,eu amava e ainda amo,gostaria muito de montar uma cafeteria,sou apaixonada,amei a matéria,estão de parabéns!!!

ana paula:

Olá, apenas um detalhe, houve uma inversão entre as receitas cappuccino Italiano e cappuccino Brasileiro, este sim foi incrementado com o uso do chocolate em pó. O Italiano apenas é espresso e crema de leite. Ok!

    kellystein:

    Olá Ana Paula!! Você está super certa, desculpe o lapso. Já corrigimos a informação. Obrigada pela dica ;) Abraços.

Van:

Oi Frank, Que bacana este post. Adorei as imagens das xícaras assim ficou bem claro como é feito cada café, quando chegar em uma cafeteria agora estou craque pra fazer meu pedido, conheço tudo de café, porque o Frank ensinou. Beijos

    kellystein:

    Frank? Não entendi Van....hahaha De qualquer forma, fico feliz ao saber que este post lhe ajudou. Abraços e bons cafés ;) Kelly

monyelen:

gostaria sde possivel enviar essas e outras receitas de caputino e drinks com cafe achei muito interesante aguardo em breve bj xau

alesandra maria de oliveira caramuru:

é muito interessamte tudo isso sobre o cafe gostaria se for possivel recebe receitas sobre o ccappucino.

    kellystein:

    Olá Alesandra, tudo bem? Você pode encontrar diversas reportagens e receitas sobre cappuccinos neste link - Hoje é dia de filminho e pipoca com café http://bit.ly/MtEaLn Boa leitura!

silvio:

ola pessoal, ganhei uma maquina mundial,para preparar café expresso e cappuccinio, mas estou dendo dificuldades na vaporizaçao do leite,mas ja comprei um cremeira e espero melhrar meu leite,.qual o café ideal para o preparo do cappuccinio,comprei o café bento grao expresso,mas gostaria de mais nomes ogb.

    kellystein:

    Olá Silvio, tudo bem? Como andam seus cappuccinos? Conseguiu bons resultados com a sua cremeira? Sobre o café, o ideal é procurar aquele que mais te agrada. Por isso, experimente vários até chegar a um veredicto. Abraços e boa sorte!

Descubra os diferentes sabores do café brasileiro | Café Palheta:

[...] http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/tipos-de-cafe-2-do-pingado-ao-macchiato/ [...]

Descubra os diferentes sabores do café brasileiro | Ciência de Alimentos – UFV CRP:

[...] http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/tipos-de-cafe-2-do-pingado-ao-macchiato/ [...]

Descubra os diferentes sabores do café brasileiro | Blog Café Fácil:

[...] http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/tipos-de-cafe-2-do-pingado-ao-macchiato/ [...]

Marcelo Santos:

Sugiro matéria sobre o café com Ganoderma Lucidum. O chamado Café Saudável, ok?

    kellystein:

    O que seria este café Marcelo? Eu não conheço e acho que pode virar um post especial. Se quiser me contar mais sobre ele, envie um e-mail para contato@mexidodeideias.com.br Agradeço a dica ;) Abraços.

lais:

os tipos de cafe um maravelha o colegeo modelo vai faz um trabalho com os aulos sobre o cafe colegio de bom jesus da lapa bahia

    Wal:

    Oi eu queria os tipos de café não os cafés já prontos ta? Eu n gostei e já tem muitas dicas de como se chama os cafés ok?

      Wal:

      Desculpe pelo transtorno foram meus amigos mas eu adorei essas dicas e foram muito úteis para o meu trabalho

Blog CASAMIGA» Blog Archive » Política do Café com Leite:

[...] Fonte: Mexido de Ideias [...]

Roberto:

O PINGADO sempre foi, em todos lugares que pedi, café com um pingo de leite, e não o contrário como está escrito nesse artigo.

    kellystein:

    De que cidade você é Roberto? Abraços!

Carlos Tadeu:

Oi, boa tarde. Se possível, gostaria de pedir alguns esclarecimentos adicionais. Pelo que entendi, capuccino, média, cortado e latte são feitos com os mesmos ingredientes e na mesma medida. Estou correto? Entretanto, em alguns cardápios, o latte está separado do capuccino, que é ligeiramente mais caro. Há diferença? Qual? Antecipo agradecimentos, Cordialmente, Carlos Tadeu, de Curitiba/PR.

    kellystein:

    Olá Carlos, tudo bem? Vamos por partes (risos): 1 - Média e Cortado (termo usado no Rio Grande do Sul) são a mesma coisa 2 - cappuccino e média são diferentes tanto na quantidade dos ingredientes quanto na textura das bebidas. O cappuccino é mais cremoso que a média 3 - Latte Arte é este que você está falando? Se sim, este é um cappuccino com desenho. Esta técnica é geralmente usada para agradar o cliente e não para fazer mais dinheiro. Pessoalmente, nunca vi cobrar extra para ter um desenho na xícara. Abraços!

TwinSis Fashion - Invernal: Guia do Café com Estilo:

[...] www.mexidodeideias.com.br [...]

insaneglee:

olá, eu acabei de comprar uma cremeira manual, até pensei em comprar um aeroccino nespresso, mas optei pela manual, pois pelo que entendi o automático iria sempre esquentar o leite (e muitas vezes gosto dele frio). Não se se é isso mesmo, mas enfim, estou muito feliz com a cremeira bialetti. A minha dúvida é: tem algumas variações em que se fala em espuma de leite + leite vaporizado...qual a diferença do leite vaporizado e espuma de leite?

    kellystein:

    Olá Insaneglee! Fico contente com sua aquisição. Eu também tem uma cremeira Bialetti, pois não preciso depender de energia elétrica para fazer meu leite cremoso...rs Na realidade, leite vaporizado é aquele que tem a espuma do leite (leite cremoso) por meio de vapor. Como o leite da cremeira não sofre ação de vapor, este termo não seria o mais adequado. Obrigada pelo comentário e volte sempre para tomar um cafezinho conosco ;) Abraços!

Arison:

Tem cimo vaporizar o leite com liquidificador? O mixer custa em torno de quantos reais?

Arison:

Tem como vaporizar o leite com liquidificador? O mixer custa em torno de quantos reais?

    kellystein:

    Olá Arison, tudo bem? Infelizmente, não é possível vaporizar o leite ou deixá-lo mais cremoso no ponto de cappuccino com o liquidificador. O ideal é usar alguns dos equipamentos que mostramos neste vídeo: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/dicas-... O preço do mixer pode variar muito em diferentes partes do Brasil e de acordo com a marca que você tem preferência. Boa sorte com seu leite! Abraços, Kelly

Dia Nacional do Café.- Ctrl+C Ctrl+V - | O Bar Virtual:

[...] http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/tipos-de-cafe-2-do-pingado-ao-macchiato/ [...]

Mauricio:

Bom queria saber qual o melhor cafe pra min comessar a tomar pq n gosto muito de cafe e so traumatizado com ele por te queimado a boca Mais mesmo assim presiso tomar pq tenho alergia a chocolate e ja cansei de suco Entao qual sua dica de melhor cafe pra min

    Mexido de Ideias:

    Olá Mauricio. Como vai? Para começar, talvez você possa experimentar os tipos de café que levam misturas como leite e outros ingredientes. Indicamos o café com leite, cappuccino, pingado, macchiato ou com chantili. Eles são deliciosas opções. Esperamos ter ajudado, abraços e volte sempre.

Neri:

Olá... Conheci o site agora... Ficou uma dúvida: o pingado, em vários outros sites, é definido como café com um pouco de leite. Aqui esta representado ao contrario. Qual é o correto?

    Mexido de Ideias:

    Olá, Neri. Como vai? Bem-vindo ao Mexido! Esperamos que goste muito. O pingado é a mistura de leite com um pouquinho de café, como é mostrado no texto acima. Se quiser dar uma olhada em nosso Infográfico sobre os "Tipos de Café", basta acessar este link: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/infogr... Lá há o pingado e diversas outras misturas que levam o café. Esperamos ter ajudado, abraços.

thai:

oi fis o meuuu mais fico umaa gororobaaa :(

    Mexido de Ideias:

    Olá Thai. Não desanime. O erro faz parte do aprendizado. Continue tentando e vá adequando seu café a seu paladar. Obrigado pela visita, boa sorte, Abraços.

milena:

Ola gostaria de saber no caso do machiatto eu tenho q fazer o crema do leite mas vou usar apenas a espuma... esse leite q sobrou posso usar novamente depois ou tenho q descartar?

Alexandre:

Ola. Gostaria de saber a origem do nome pingado, se ha alguma referencia de historia do porque do nome. obrigado Alexandre

    Mexido de Ideias:

    Olá Alexandre, como vai? A origem do nome é associada ao conteúdo da bebida, ou seja, um pingo de café no copo de leite. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de café, dê uma olhada em nosso Infográfico que aborda justamente este tema: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/infogr... Esperamos ter ajudado, abraços e até a próxima.

Wal:

Desculpe pelo engano foram meus amigos, eu amei suas dicas foram ótimas para o meu trabalho obrigada

    Mexido de Ideias:

    Que bom que gostou, Wal. Ficamos felizes em saber que podemos ajuda assim nossos leitores. Abraços, volte sempre.

Se é pra falar de amor eu falo de você! | Prosas daqueles tempos:

[...] como eu sempre fujo dos padrões quis logo experimentar seu lado mais extremo, quente, forte, com aquele cheiro incomparável e único. Provei, gostei, me apaixonei. Seu gosto era intenso, senti minhas pernas estremecerem ao primeiro [...]

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts