Cobertura de café

Receitas, Receitas com Café

Essa receita faz parte da minha saga em experimentar todas as receitas do livro “Café, receitas de bolos, sobremesas, bebidas e sorvetes”, de Helmut Ripperger, mencionado no post sobre carne assada com café. O receituário foi traduzido e publicado no Brasil em 1944. Essa receita se intitula “Sorvete de Café”, mas ao testá-la, descobri que não atingia a textura de sorvete e sim de uma bela calda/cobertura. Talvez por conta das diferenças de refrigeração da época em que foi concebida. Agora vocês me perguntam: já existiam geladeiras nessa época no Brasil?

Imagino que nem em todos os lares, pois ao final da receita vem com o adendo: “Se o sorvete é feito em refrigerador elétrico, aconselhamos retirar o sorvete da gaveta uma hora depois de ali ter sido colocado, batê-lo bem e tornar a pôr no refrigerador. Esta precaução faz com que ele fique mais ligado, pois é batido e bem misturado quando está gelando”. Talvez só existissem as “caixas de gelo” em muitos lares na década de 40 no Brasil, onde se conservavam os alimentos. Por isso, a missão de produzir o sorvete em casa seria impossível!

Mas, com as tecnologias de hoje, vale testar! Quem sabe você conseguirá um sorvete? Calda ou sorvete no final você sempre sairá ganhando, pois o sabor é ótimo. Se preferir, este “creme” vai muito bem como cobertura de bolos, panquecas e até…com sorvete.

Receita de Cobertura de café

30 minutos mais 3 horas de freezer
6 porções

Ingredientes

  • 1copo americano de pó de café
  • 4 xícaras de creme de leite
  • 4 gemas
  • 400 gr de açúcar

Modo de Preparo

1

Misture o pó de café com duas xícaras de creme de leite.

2

Coloque a mistura em banho Maria e deixe cozinhar por cinco minutos mexendo sempre.

3

Passe por um coador de pano ou peneira fina. Depois misture com o restante do creme de leite. Reserve.

4

Bata as gemas com açúcar até ficar uma mistura úmida.

5

Misture com o creme de leite que foi reservado e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar (sem deixar ferver!). Espere esfriar e coloque no freezer. Depois de 2 horas, retire, bata novamente e volte para o freezer por mais 3 horas.

Escrito por Stela Morato em Receitas, Receitas com Café