Mousse de chocolate e café com merengue de caramelo e canela

Receitas, Receitas com Café

Café e chocolate nunca são demais, não é? E, combinado com merengue de caramelo e canela vira até atentado ao pudor! Esta receita foi preparada com exclusividade para o cardápio de doces do Mexido de Ideias pela blogueira (e cozinheira de mão cheia!) Maria, do DigaMaria!

Em busca de sabores que surpreendam o paladar, a receita teve um toque especial e passou por alguns testes e alterações. “Adorei preparar essa receita. Adoro chocolate e amo café! Além do mais, adequar quantidades numa receita doce é sempre um risco e achei muito bom ter dado certo de primeira. Testei o merengue duas vezes só pra me certificar do resultado, já que o açúcar vai ao fogo antes da água (os dois vãos juntos na receita tradicional, já misturados). Preferi mudar este processo para ter o sabor de caramelo”, explica.

Pode até parecer “papo de comadre”, mas adoro suas receitas e principalmente suas fotos. Inclusive, já testei algumas receitas do blog dela e recomendo. Minha preferida é a do Brownie!

 

Mousse de chocolate e café com merengue de caramelo e canela

aproximadamente 40 minutos
5 porções (de uma xícara de chá)

Ingredientes

Mousse:

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 fartas colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 80 ml de café forte
  • 1 gema
  • 3 claras
  • 2 pitadas de canela
  • 30 g de açúcar
  • 1 pitada de sal

Merengue:

  • 2 claras
  • 2 pitadas de canela
  • 100 g de açúcar
  • 40 ml de água fervente
  • 1 pitada de sal
  • Chocolate em pó para decorar

Modo de Preparo

Mousse:

1

Pique o chocolate em barra e derreta-o em banho-maria ou no microondas (cerca de 2m30s). Retire do fogo ou do forno e, com o auxílio de um batedor ou de uma espátula, misture bem os ingredientes, um de cada vez, nessa ordem: primeiro a manteiga, até derreter; depois o café, até incorporar; e por fim a gema, até ficar homogêneo. Reserve.

2

Numa batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal. Quando estiverem em ponto neve coloque o açúcar e bata um pouco mais; elas permanecerão firmes e se tornarão mais brilhantes.

3

Coloque 1/3 das claras em neve na mistura de chocolate e incorpore. Adicione o restante das claras em neve misturando com delicadeza para manter o aerado. Transfira para uma travessa ou para as xícaras e leve à geladeira por no mínimo 24 horas.

Merengue

1

Numa panela de fundo grosso leve o açúcar ao fogo até derreter por completo e ficar com uma cor caramelo. Acrescente a água fervente (cuidado porque vai espirrar) e aguarde dissolver completamente. Enquanto isso, bata as claras em neve com uma pitada de sal.

2

Aguarde a calda de açúcar ficar no ponto de bala mole (entre 115 ° e 120 ° C; se colocar um pingo da calda num pires com água formará uma bolinha macia e maleável). Quando atingir esse ponto, derrame lentamente a calda quente sobre as claras em neve (ainda com a batedeira funcionando!). Acrescente a canela e continue batendo até as claras esfriarem novamente. Conserve num recipiente tampado e refrigerado até a hora de servir. Quando for levar à mesa, cubra a mousse com o merengue e com a ajuda de uma peneira salpique chocolate em pó por cima.

Dicas:
1 - Todos os ingredientes deverão estar em temperatura ambiente;
2 - Preparei o café na cafeteria italiana, mas certamente a receita ficará deliciosa com um expresso;
3 - Para bater as claras, certifique-se que não há resíduos de gordura ou umidade no bowl e utilize a velocidade mais baixa da batedeira;
4 - Para o merengue, tanto na hora de derreter o açúcar quanto de misturá-lo na água, agite a panela de vez em quando para derreter/misturar por igual.
5 - Eu prefiro preparar o merengue com no máximo um dia de antecedência pra garantir que manterá sua consistência.
**Fotos: Blog DigaMaria!

Escrito por Kelly Stein em Receitas, Receitas com Café