Panna cotta

Receitas, Receitas com Café

Esse pudinzinho imaculado é uma das delícias da culinária piemontesa, que seduz pela simplicidade e sutileza de sabor. A nata é seu ingrediente principal, como diz seu próprio nome panna cotta (que em italiano significa “nata cozida”). Quer algo mais simples? O resto do sabor é ampliado pela calda, que é normalmente feita com frutos do bosque: uma mistura de mirtillos, framboesas, groselhas e amoras literalmente achadas no bosque que permeia o entorno das casas de campo dessa região da Itália e também da Toscana.

Nunca tinha conseguido reproduzir essa delicada sobremesa, pois não conseguia achar natas em mercados aqui no Brasil, exceto no Santa Luzia. No entanto, tentei fazer com creme de leite e a receita ficou perfeita! O importante é não colocar muita gelatina para não se transformá-la num tijolo duro sem a sedosa textura necessária. A calda também ficou gloriosa com o espresso quentinho tirado na hora e o mel adocicando os grãozinhos de café.

Receita de Panna cotta

10 minutos (mais 2 horas de geladeira)
5 porções

Ingredientes

  • 300 gr de creme de leite fresco (ou natas)
  • 300 gr de leite integral
  • 125 gr de açúcar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 8 gr de gelatina em pó dissolvido em 2 colheres (sopa) de água quente

Calda

  • 1 xícara de mel
  • 2 colheres (sopa) de grãos de café 3 corações para Espresso
  • 1 xícara de café expresso feito na hora

Modo de Preparo

1

Misture o leite, o creme de leite (ou natas) e o açúcar numa panela. Coloque em fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a fervura, desligue.

2

Enquanto isso, dissolva a gelatina em água quente e adicione à mistura.

3

Mexa bem e adicione a baunilha.

4

Coloque em pequenos bowls ou em taças em porções individuais e sirva. Se quiser desenformar, use forminhas pequenas de pudim.

Para a calda, adicione os grãos de café no mel e deixe por 48 horas. Na hora de servir, prepare o espresso e misture ao mel. Coloque a calda por cima da panna cotta na hora de servir.

Dicas:
1 - A calda deve ser feita com 48 horas de antecedência.

Escrito por Stela Morato em Receitas, Receitas com Café