Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Como preparar café na Cafeteira Italiana – Moka

Utensílio é prático mas algumas dicas podem evitar café queimado e deixá-lo ainda mais saboroso.

Preparar café na cafeteira italiana é fácil e prático, mesmo assim muitos queimam o café ou até perdem o utensílio por esquecerem no fogo. Se a “carapuça” serviu, não se envergonhe! Cecília Sanada (barista do Octávio Café), que além de um doce de pessoa, sabe muito sobre o assunto, ensina seus segredos e dá dicas de como preparar um café na cafeteira Italiana.

Este é o segundo programa, onde a atual campeã paulista do Campeonato Brasileiro de Baristas 2011 ensina o passo-a-passo de como aproveitar o máximo de sua cafeteira. Não tem como errar! O modo de preparo é fácil e rápido, por isso, olho aberto para não perder nada.

Se você não gosta de perder nada e for um coffee lover assumido, fique atento aos próximos programas que vão tirar suas dúvidas sobre métodos de preparo e dará dicas imperdíveis!

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

93 respostas para “Como preparar café na Cafeteira Italiana – Moka”

  1. Katia disse:

    Nossa sempre me perguntei como fazer o café nesta cafeteira diferente!!!
    Agora já sei que ela é italiana e se chama Moka…. e o principal, como preparar o meu café…valeu Mexido!!!

  2. maman disse:

    Havia o mesmo botequineiro a minha mãe e o café está delicioso preparado como isto

  3. Lucia disse:

    Fui criada em uma fazenda de café, meu pai encinou plantar e colher café.
    Parabéns pela forma pratica de preparar o delicioso café.

  4. Silvia disse:

    Eu sempre usei moka, mas fazia super errado, gente! Valeu mesmo pelas dicas :o)

  5. kellystein disse:

    Olá Silvia!
    Confira os próximos vídeos com dicas imperdíveis! =D

  6. Leôncio disse:

    Tenho uma cafeteira igual a esta, mas não sabia o nome e muito menos como preparar o café. É muito fácil. Muito bom o vídeo com a orientação.
    Abraços.

  7. Elaine Fidelis disse:

    Descobrimos essa cafeteira quando meu tio veio de férias da Itália e trouxe pra família toda. Meu pai adorou e virou a novidade na hora de servir o café para os amigos. Mas graças ao Mexido descobri dois truques, tirar a cafeteira do fogo logo que começa a subir o café e colocar água fria pra não mudar o sabor da bebida em contato com o alumínio. Já era gostoso agora vai ficar mais saboroso ainda. Obrigada pela dica e parabéns pelo post.

  8. Felice disse:

    Gente, desculpe a ignorância, mas o café usado é o normal, ou o solúvel?
    Adorei o vídeo
    um abraço

  9. kellystein disse:

    Que bom que gostou do vídeo!
    O café sugerido é o café moído bem fininho. Se tiver dúvida, vá à uma cafeteria especializada e peça café moído para cafeteira italiana.
    Abraços!

  10. Antonio Carlos disse:

    Achei o maximo o video. E a cafeteira e ideal porque alem de pratica nao ocupa lugar na cozinha higienica e uma linda.decoracao. E o cafezinho!!!!!!

    Obrigado,

    Antonio Carlos

  11. rogerio v. de jesus disse:

    boa noite, comprei uma dessas , mas infelizmente meu café tem saido "barrento"…com pó……acentuado……acho que me entendem….rs…onde será que estou errando?…caso alguém possa me ajudar eu agradeço
    grande abraço
    Rogério

    • kellystein disse:

      Olá Rogério,
      Acho que o problema está no grau de moagem de seu café.
      Ele está muito fino? O problema pode ser também o filtro de sua cafeteira.
      Boa sorte com o seu café e se precisar, é só entrar em contato 😉
      Abraços!

  12. yara disse:

    A minha SEMPRE derrama. Tem um lado da tampa ligeiramente levantado, seria isso?

    • kellystein disse:

      Olá Yara!
      Vários elementos podem favorecer para que o café derrame.
      O fogo está muito alto? A cafeteira sofreu alguma queda e ficou torta?
      Onde exatamente ela derrama: na tampa em cima ou na junção do meio onde fica o filtro?
      Talvez ela não esteja encaixada da forma correta. Talvez você deixa muito tempo no fogo.

      Fica complicado responder sua dúvida sem ter essas informações.
      De qualquer forma, boa sorte e bom café!
      Abraços.

  13. Branca Neves disse:

    Comprei uma..para 9 xic. quero saber se a valvula sai vapor? pq na minha não sai !! e nunca sei qdo o café está pronto !! Podem me explicar?
    Abraços e aguardo resposta !!
    Branca

    • kellystein disse:

      Olá Branca!
      Assim como você pode ver no vídeo acima, a válvula não precisa soltar o vapor. Ela está ali por medida de segurança, para evitar possíveis acidentes em sua cozinha.

      O momento correto de retirar a cafeteira do fogo é quando o café começa subir na parte superior da moka. Preste atenção no momento 01"30' segundos do vídeo. A barista explica exatamente isso.

      Espero ter ajudado e boa sorte em seus cafés!

  14. Lucas Fontoura disse:

    Mas em uma cafeteira maior, como essa de 9 xícaras, também tem que tirar quando começa a subir o café pronto? Só queria saber por que se tirar cedo, não evapora água suficiente pra 9 xícaras. E depois de tirar do fogo, quando que eu sirvo? Assim que terminar de subir ou tem algo mais pra esperar antes de servir?

    • kellystein disse:

      Olá Lucas!
      Primeiramente, obrigada pela participação.
      Conversei com a barista Cecília Sanada, a mesma que apresentou o vídeo, e ela disse que:
      "Se a moagem do café for própria para cafeteria italiana e a quantidade for exata, você pode tirar do fogo quando a água estiver subindo. Ela não vai esfriar, pq a água continuará em ebulição.

      Se você deixar fervendo, o café só ficará amargo. O ideal é servir a bebida assim que ela terminar de subir."

      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Abraços e bom café!

  15. Adriana disse:

    Hoje dando uma geral no armario, encontrei essa cafeteira e dicidi usa-la, pois e pratica para um cafe rapido e em menor quantidade. assisiti o video e foi moleza mesmo.
    Obrigada.

  16. Amarildo disse:

    Qual a diferença do sabor do Cafe de Coador, Prensa Francesa e Moka?
    Obrigado

    • kellystein disse:

      Olá Amarildo!
      Cada método de preparo pode influenciar um pouco o sabor, mas o sabor inicial do café sempre prevalece. Resumidamente, as diferenças são:
      1 – Café de Coador de Papel: o café é bem coado e nenhum resíduo (pó) passa para sua xícara. Isso é bastante positivo para as pessoas não gostam de ter o pozinho de café na boca depois que ele é coado

      2 – de coador de pano: o famoso café da vovó é gostoso, pois o tecido "guarda" características do último café preparado. É gostoso, mas ele não pode ser usado por muito tempo, pois o tecido pode ser um ótimo ambiente para proliferação de fungos.

      3 – Prensa Francesa: por ter filtro de metal, os óleos essenciais do café não são eliminados. Por isso, a bebida fica mais gostosa. Muita gente não gosta deste método, pois sempre passa um pouquinho de pó de café para a xícara.

      4 – Moka: este método deixa o café mais forte.

      Acho que é isso. Espero ter ajudado.
      Abraços!

  17. Olá, acabei de comprar uma moka p/ 9 xícaras, só queria saber o seguinte, como faço caso não queira fazer tanto café, posso usar uma medida de pó e agua menor ?? qual seria a medida adequada, já que me falaram mais ou menos 1 colher de chá p/ cada 100 ml de agua ? obrigado !!!

    • kellystein disse:

      Olá Danillo!
      O problema de comprar cafeteiras grandes é isso mesmo… quando se quer fazer menos café. Para fazer uma quantidade menor, basta usar menos pó e água. Sem segredo! A medida adequada vai depender de sua preferência. Se gostar de café mais forte, coloque um pouco mais de pó de café. Se quiser mais fraco, aumente a água 😉

      Boa sorte com sua cafeteira grande 😉
      Abraços!

  18. Leo disse:

    Ola. Estou pensando em comprar uma cafeteira italiana, mas a dúvida é a seguinte: A de três xícaras tem o tamanho ideal para o dia a dia (eu e minha noiva), mas quando receber visitas é pouco, então eu precisaria de uma de 6 xícaras. É possível preparar bem o equivalente a 3 xícaras na cafeteira italiana de 6? Gostaria de saber também se tem alguma dica para melhorar o café feito com o café em pó (comum do mercado). Pensei até em cortar um disco de um coador e colocar sobre o café na cafeteira, será que dá certo?

    Grato pela atenção, Leo.

  19. Ola. Estou pensando em comprar uma cafeteira italiana, mas a dúvida é a seguinte: A de três xícaras tem o tamanho ideal para o dia a dia (eu e minha noiva), mas quando receber visitas é pouco, então eu precisaria de uma de 6 xícaras. É possível preparar bem o equivalente a 3 xícaras na cafeteira italiana de 6? Gostaria de saber também se tem alguma dica para melhorar o café feito com o café em pó (comum do mercado). Pensei até em cortar um disco de um coador e colocar sobre o café na cafeteira, será que dá certo?

    Grato pela atenção, Leo.

    • kellystein disse:

      Olá Leo!! Vamos por partes…rs

      Tamanho da cafeteira – sim é possível usar uma cafeteira maior para preparar pouco café. O único problema é que existem mais riscos de você errar na quantidade, mas depois de um tempo… você se acostuma com a quantidade correta.

      Melhorar o café comum de mercado – O Mexido de Ideias nasceu para ajudar pessoas como você, que têm dúvidas de como melhorar a bebida no dia-a-dia. Para você melhorar seu cafezinho é necessário um conjunto de cuidados.
      1 – comprar poucas quantidades para sempre ter café fresco em casa
      2 – sempre limpar muito bem os utensílios utilizados no preparo do café
      3 – colocar as quantidades corretas
      4 – não ferver a água

      Temos um série de vídeos com dicar imperdíveis. Seguem algumas:

      Cuidados com o café em casa http://bit.ly/kC5JdT

      Dicas para escolher o café no mercado: embalagens http://bit.ly/f6MHcf

      As dicas certas para tirar um bom café expresso na sua casa http://bit.ly/eshMa9

      Boa sorte e ótimo café!
      Abraços.

  20. torresamilson disse:

    Adorei sua explicação! Ainda não tinha acertado fazer café na cafeteira MOKA. Você é excepcional… Um grande abraço e obrigado pela explicação.

  21. Cláudia disse:

    Olá! Eu já tinha uma cafeteira italiana de 2 xícaras que funciona perfeitamente. Então resolvi comprar uma maior de 9 xícaras, só que, com esta grande, até hoje não consegui fazer o café direito. Demora demais e sempre tenho que resfriar, abrir, e acrescentar mais água e nunca sai a quantidade desejada de café. Gostaria de uma explicação, o que está errado, será que comprei com defeito?
    Obrigada.
    Cláudia

    • kellystein disse:

      Olá Claudia, existem grandes chances da cafeteira estar com defeito ou de você estar usando o café com grau de moagem errado. A parte chata do café é que cada detalhe é super importante. Eles podem determinar o sucesso de sua xícara ou não.

      Boa sorte em seus experimentos!
      Abraços,
      Kelly

  22. Marcia Gardin disse:

    Ola! Eu gostei muito do video sobre como usar a cafeteira italiana moka. Eu tenho e eztava usando errado. Valeu!

  23. marcela disse:

    Olá, tentei fazer o café na Moka como foi ensinado pela barista, segui todos os passos, quando começou a evaporar o café, fechei a tampa e tirei do fogo, mas não continuou a borbulhar até encher o vasilhame, pelo contrário, o processo parou ali mesmo e não finalizou da forma correta, assim eu coloquei novamente no fogo e deixei que "fervesse" até parar e encher todo o recipiente. O que será que fiz de errado? Detalhe: minha Moka é de 6 xícaras da marca brinox.

    Obrigada.

    • kellystein disse:

      Olá Marcela, tudo bem?
      Vários detalhes podem afetar seu café. Será que o fogo estava baixo demais? Será que havia a quantidade certa de água? Enfim, as causas podem ser inúmeras e você só descobrirá prestando atenção nos mínimos detalhes.

      Porém, a pergunta que não quer calar é: o café ficou bom? Lembre-se que o mais importante é o café ficar gostoso para o seu paladar. Se o seu jeito funcionou, o resto não importa muito 😉

      Obrigada pelo contato e ótimos cafés!
      Abraços,
      Kelly

  24. carmen lucia araujo disse:

    Depois de ler todas essas dicas, sei que tem no mercado varias cafeteiras ( tipo italiana) nao sei a qualidade do aluminio etc…. Acho que a + indicada eh a MOKA? ou sera que tem outra? Aguardo sua dica Lucia

    • kellystein disse:

      Olá Carmen, tudo bem?
      O termo Moka não diz respeito à qualidade do alumínio. Este é apenas outro nome dado à cafeteira italiana. Se você está na dúvida sobre o material utilizado no utensílio, sugiro que você escolha a marca oficial deste tipo de cafeteira. Recomendamos a Bialetti.

      Seguem alguns modelos aqui – http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/f

      Abraços e boa sorte em sua busca!

  25. Newton disse:

    gostaria de saber se na cafeteira italiana moka passa muito pó para o xicara pois não gosto de po na xcara grato!

    • kellystein disse:

      Olá Newton!
      Como o filtro da cafeteira italiana é de metal, existe uma grande possibilidade de passar um pouco de pó de café para a xícara. Se você realmente não gosta disso, sugiro que use filtro de papel quando preparar seu cafezinho.
      Abraços!

  26. Fatima disse:

    Bom dia…compramos a cafeteira achei ela muito pratica, mas no entanto as vezes acontece que ela não passa toda a agua , passa apenas a metade e o cafe fica muito forte, qual e o problema, pois a quantidade e o ideal para eu e o meu marido mas as vezes falta o cafe… gostaria de saber o porque que não passa toda a agua.

    • kellystein disse:

      Olá Fátima, tudo bem?
      Acredito que o problema esteja na própria cafeteira. O filtro pode estar entupido ou a borracha que fica entre as duas partes pode estar com problemas. O melhor seria mostrar para alguém que entende, um barista ou outro especialista do café para ter certeza.
      Boa sorte em sua busca.
      Abraços!

  27. Karina disse:

    Bom dia!!! Comprei uma cafeteira italiana ha 15 dias atras. Até entao fazia um café delicioso, perfeito! Mas ja tres vezes que faço o cafe e na hora fica bom, passado 10 minutos ele fica marrom e oleoso, muito esquisito. O que sera que ta acontecendo????

    • kellystein disse:

      Olá Karina!
      Você verificou se há algum problema na cafeteira em si? Será que a válvula está correta? Você está deixando o café pronto no fogo ou algo do tipo? Que café você está usando?
      Muitas coisas podem interferir no resultado final.
      Boa sorte com seus cafés!
      Abraços.

    • Célia fonçatti disse:

      Estou com o mesmo problema, , passou toda a água durante uns 4 dias, agora só passa a metade, comprei há uns 15 dias mas joguei a nota fora. Como faço para arrumar a cafeteira?

  28. carlosczb disse:

    Bom Dia,
    Acabei de comprar esta cafeteira e ainda não usei, mas normalmente só uso café melita tem algum problema em usa – lo?

    • Olá Carlos, tudo bem!
      Não há nenhum problema em utilizar café de supermercado nesta cafeteira. Pode usar sem problemas. Nos testes que fizemos, usamos Café 3 Corações e ficou ótimo. Experimente!
      Abraços e volte sempre para tomar um cafezinho aqui conosco.

  29. rosa maria disse:

    Uau! Isso está fantástico! Muito obrigada pela paciência e bondade!
    Aprendi corretamente com todas as dicas para excelência! Valeu!!!!!
    Mas… Poderia algum dia fazer o mesmo com a Cafeteira MokaCream? Se não for pedir muuuuito.
    Muito obrigada.
    Beijos no coração,

  30. Luiz Paulo disse:

    Gostaria de saber se devo usar um pó de café menos torrado, igual o usado no expresso.

    • Olá Luiz, tudo bem?
      Isso depende do resultado final que você pretende. Se quiser uma bebida com o amargor acentuado, opte pela torra mais escura. Se pretende ter uma bebida mais suave, opte por um café menos torrado.

      Abraços e bons cafés!
      Kelly

  31. Etilbutano disse:

    Em questão de sabor e qualidade do café, qual o melhor material: inox ou o alumínio?

  32. Etilbutano disse:

    Outra dúvida: A água pode ser adoçada antes ou somente o café pronto depois?

  33. Etilbutano disse:

    Comprei uma de inox de 9 xícaras, aquela tipo jarra, e o café está com o sabor de que a água que passou não estava quente o suficiente para captar os sabores do café, ficou meio chocho.

  34. madelaide disse:

    Boa noite. Comprei hoje uma italiana e não passou o café para a parte de cima mesmo eu fazendo tudo o que veio informado na caixa. Tentei com água pura tb e nada aconteceu. Pode me dizer o que devo fazer por gentileza?

  35. Etilbutano disse:

    Obrigado pelas respostas.
    Como faço para atender ao item 3?

    • Olá!
      Deixe a água subir pela cafeteira. Quando isso acontece, significa que está no ponto ideal para passar o café.

      • Etilbutano disse:

        Pois então: é justamente isto que é feito, coloco no fogo a cafeteira, com a água e o pó em seus devidos compartimentos, e conforme a água esquenta ela sobe pela pressão criada. Já coloquei em fogo mais alto e mais baixo e não notei diferença entre os sabores. Então pergunto: Como aumentar a temperatura da água?

  36. José Câmara disse:

    Oi, alguém sabe como posso conseguir o anel de borracha para vedação da Cafeteira para 2 xícaras Moka. Este anel de borracha é aquele que fica entre a parte de baixo (o reservatório da água fria) e a parte de cima (o reservatório do café já pronto)

  37. Caroline Azevedo disse:

    Muito boa mesmo!! Usava em Portugal e comprei agora aqui no Brasil. Mas não estou conseguindo tirar o funil para encher a parte de baixo com água… É possível que seja fixa? É da marca Plaza. Desde já obrigada.

    • kellystein disse:

      Olá Caroline!
      Normalmente, ela não é fixa. Acho que deve ter algum problema com sua cafeteira.
      Nossa sugestão é que você a leve para a loja onde comprou para tentar descobrir qual é o problema.

      Boa sorte!
      Beijos,
      Kelly

  38. Maria Elizabeth disse:

    Nossa, estava fazendo totalmente errado, obrigada pelo video!

  39. Tânia disse:

    Qual a quantidade de pó e água para fazer uma xícara pequena.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá, Tânia. Como vai?
      O preparo na cafeteira italiana é aconselhada para um número maior de xícaras.
      Com uma quantidade pequena (no caso, uma xícara), o preparo no método não funciona corretamente.
      Conforme falado no vídeo, há opções da italiana de tamanhos menores, que preparam a dose exata de uma xícara.
      Esperamos ter ajudado, abraços.

  40. Erika disse:

    Olá…
    Tenho uma cafeteira onde a parte de cima é de plástico.
    Eu deixava no fogo baixo (recomendação do vendedor) mas percebia que o sabor ficava amargo. Vou experimentar tirar do fogo assim que começar a subir o líquido.
    Adorei o vídeo e os comentários!
    Valeu!

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Erika, como vai?
      Experimente fazer deste jeito. Nos conte o resultado depois.
      Obrigado pela visita, esperamos ter ajudado.
      Abraços.

  41. eu eu eu disse:

    é o contrario…..tem que ser uma moagem mais grossa pra nao tampar os furinhos e a água nao encontrar barreiras na hora de subir

  42. Fabio disse:

    Dá para fazer chá na Cafeteira Moka, fica bom???

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Fabio, tudo bem?
      Fizemos uma busca e não encontramos nada concreto que aponte o uso da Moka na hora de fazer chás.
      Você arriscou preparar? Nos conte o resultado.
      ABraços.

  43. Kerly disse:

    Olá! Acabei de comprar minha primeira cafeteira italiana, Bialetti Moka Express, e tenho uma dúvida com relação à aparência da interna da caldeira. A caldeira da minha cafeteira está com um acabamento lastimável, cheia de ondulações e bolinhas. Como não acho nenhuma foto online ou resenhas que comentem sobre isso, não sei se é defeito de fabricação, ou se elas são assim mesmo.

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Kerly, como vai?
      Sugerimos que entre em contato com o SAC do fabricante ou mesmo com a loja em que comprou a moka. Como nunca ouvimos falar de problema parecido, acreditamos que eles podem te ajudar melhor.
      Desejamos boa sorte e que em breve você consiga aproveitar sua moka.
      Abraços, até a próxima.

  44. Raquel disse:

    Tenho há 20 anos uma Bialetti Moka que, de uns dias para cá , deixou de filtrar o café como deveria, ou seja, a água ferve mas não sobe o café… Já troquei a borracha de vedação e fiz uma super limpeza no filtro, mas o problema persiste. Quanto ao pó de café, uso a mesma marca há anos e nunca deu esse problema. O que vcs acham que pode estar acontecendo? Agradeço se puderem me ajudar!

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Raquel, tudo bem?
      Não sabemos com certeza, mas pode ser que ela não consiga fornecer a pressão necessária para que o processo ocorra normalmente.
      Mas admitimos que ela foi guerreira, fazendo cafés deliciosos por 20 anos. 🙂
      Esperamos ter ajudado, envie outro comentário se precisar de mais alguma ajuda.
      Abraços e volte sempre.

      • Elisabeth Plattner disse:

        O problema de Raquel é meu também ! Como a cafeteira, que tem uma estrutura tão simples, pode parar de funcionár ? Nada quebrou. limpei cada peça, troquei a borracha, limpei a válvula… Estou tentando desroscar a válvula para limpar melhor, mas não consigo. Não me conformo, que ela "estragou"
        Favor, se for possível, me responda por e-mail : plattner.beth@gmail.com
        Grata, Elisabeth

  45. Anderson disse:

    Olá
    Compramos uma cafeteira italiana hoje, vimos o vídeo e tentamos fazer igual, infelizmente só tínhamos o café que usamos na cafeteira normal e usamos esse mesmo. O problema é que ficamos uns 30m esperando e nada. O que pode ter acontecido?

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Anderson, como vai?
      Se o café não sobe, é porque não o aparelho não está tendo pressão suficiente para mandá-lo para a parte de cima da cafeteira.
      Tentem rosquear bem forte as duas partes, as vezes isto resolve o problema.
      Se não, sugerimos que entrem em contato com a loja ou fabricante, para troca do produto, tudo bem?
      Boa sorte, tomara que em breve possam apreciar um bom café na moka.
      Abraços.

  46. leolaps disse:

    adorei o vídeo, e principalmente o cuidado em responder os comentários! resolveu minhas dúvidas, tô trocando AGORA meus pontos do cartão de crédito por uma Moka 6 xícaras!

    Obrigado!!!! 🙂

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Leo, como vai?
      Imagine, estamos aqui para ajudar nossos leitores, certo?
      Opa, que legal! Poder apreciar um ótimo café na moka sem gastar nada é ainda melhor!
      Obrigado pela visita e boa sorte com a nova cafeteira, nos conte o que achou.
      Abraços.

  47. Francis disse:

    eu posso apertar a válvula lateral da cafeteira italiana para ela dar mais pressão ?

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Francis, como vai?

      Acreditamos que não é indicado. A válvula de pressão é importante não só no preparo do café, mas também para manter a segurança do utensílio.
      Que tal procurar um profissional?
      Abraços, esperamos ter ajudado.
      Volte sempre.

  48. Hélio disse:

    Ola, eu tenho uma cafeteira dessa mas não consigo fazer cafe nela….. sem colocar o pó, a água até passa para a parte de cima, mas quando coloco o pó, não passa de modo algum. Teria alguma dica???
    Fico no aguardo.

  49. Eufémia disse:

    Oi, antes de mais, parabéns pelo vídeo esclarecedor. Adquiri uma cafeteira direta de dupla saída (semelhante à individual que aparece no vídeo, mas com duas saídas) mas o café na maior parte das vezes sai desigual em cada chávena, morno e aguado (a água começa a sair primeiro para a chávena e só depois sai o café). O que poderá estar a acontecer? Já mudei de marca de café e experimentei várias moagens mas nada funciona. Obrigada pela atenção!

  50. Liliane disse:

    Comprei uma cafeteira italiana grande que não tem esse filtro ela tem a parte grande para água, porém não não sei onde vão o pó. Pesquisei e não encontrei nada, algumas imagens informa como cafeteira a vapor.

    • mexidodeideias disse:

      Oi Liliane,

      Nossa dica é que você procure o fabricante ou assistência técnica da máquina que você comprou. Eles provavelmente saberão te responder com detalhes sobre o funcionamento do produto.

      Atenciosamente,
      Equipe Mexido de Ideias

  51. Marcela disse:

    Boa tarde adorei as dicas e o vídeo,

    Adoro a cafeteira Italiana ou Moka pela praticidade, mas principalmente porque eu não sabia fazer um café considerado "ideal", rs, ele ficava muito ruim, depois que comprei minha Moka tudo mudou, hoje faço várias receitas com café, além é claro de degustá-lo purinho, uma delícia. comprei um modelo bem moderno, acho que você vai gostar, nessa loja tem diversos modelos além de estampados tem as tradicionais também .http://www.tvchurrasco.com.br/loja/catalogsearch/result/?q=italiana&acc=c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c
    Espero que goste beijos e até o próximo vídeo.

  52. Paula disse:

    Boa tarde! Tenho uma cafeteira italiana e agora ela começou a passar o pó junto! Não há como tomar o café, de tanto pó! Por que será que isso está acontecendo??

  53. adriana disse:

    Excelente trabalho, Cecilia! Vídeo muito bem feito. Parabéns! Uma duvidazinha, no entanto, paira no ar diante da leiga aqui que vos “fala”. Vc menciona a questão do tamanho da cafeteira de uma xícara ser ideal pra quem mora sozinho. Moro com meu namorado, mas recebo amigos vez ou outra. Qual seria p ideal nesse caso? Uma de 2 ou 6 cafés? Dependendo do tempo de preparo, compensaria uma de 3 para se preparar em dois turnos, por exemplo? Grazie!

  54. Daniela Lopizi Spinelli disse:

    Olá, tenho a cafeteira Plaza Hercules 6 xicaras, faço com pó comum, esse comprado no mercado, mais sai marron , o que será que tô errando, já troquei de pó, umas 5 vezes e não acerto, me ajudemmm!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *