Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Bolo de xícara: A história do cupcake

Em tradução livre, o termo cupcake significa bolo de xícara. Conheça a história por trás da criação desse bolo individual

Em tradução livre, o termo cupcake significa bolo de xícara. Mas você sabe por que o famoso bolo individual (que virou febre nos últimos anos) tem esse nome? Existem duas explicações para o termo e ambas remetem há muitos anos.

A história do cupcake

A lenda nº 1 vem de uma receita presente no primeiro livro de culinária norte-americana, American Cookery, escrito por Amelia Simmons e publicado em 1796. Sim, o cupcake não é tão recente quanto pensamos! Na obra, a autora cita a receita de “um bolo para ser assado em pequenas xícaras”, já trazendo a ideia de individualidade e uma possível inspiração para o título da preparação.

Oficialmente, o nome cupcake foi apresentado pela primeira vez em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, de Eliza Leslie. O termo fazia referência às medidas utilizadas na receita do bolo, e não ao recipiente de preparo. A ideia era facilitar o passo a passo, considerando a xícara como uma unidade – e não gramas ou libras.

Em comparação com as primeiras receitas (a base de especiarias), o cupcake sofreu diversas modificações até se tornar o que conhecemos hoje – com recheios, coberturas e sabores diversos, além das decorações elaboradas. Com a popularidade do século XXI, se tornaram excelentes companheiros para uma xícara de café ou chá – ou até mesmo contam com eles entre os ingredientes.

Mas quem diria que a origem do nome teria uma aproximação tão grande com a realidade dos apaixonados pelas duas bebidas?

Por: Carolina Gasparini

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

Harmonização com Café

Bolo Bem-Casado de Café

Ocasião

Bolo Souza Leão com Calda de Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *