Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Sua caneca pode mudar o sabor do café?

Segundo estudos, a coloração e material da caneca de café influencia na percepção sensorial da bebida, semelhante como ocorre com outras bebidas como a cerveja ou o chá.

Assim como acontece com o chocolate quente, a cor da sua xícara também pode influenciar o sabor do café que você toma. É o que indica um estudo australiano. Os especialistas comprovaram que a bebida parece mais doce e intensa para quem escolhe a cerâmica branca – em comparação com outras variações.

A pesquisa foi publicada na revista Flavour. Para chegar a conclusão, o mesmo latte foi servido aos voluntários em três utensílios: transparentes, azuis e brancos. Os resultados mostraram que as pessoas tendem a achar mais gostoso o café servido na cerâmica de cor branca.

“É possível que o contraste entre as cores da cerâmica e as do café afetem a percepção da intensidade e doçura da bebida”, disse George Vandoorn, líder da pesquisa, ao site Daily Coffee News. Segundo ele, o branco da xícara pode ter influenciado as sensações causadas pelo marrom da bebida, e, assim, influenciado o resultado final mais do que nas canecas azuis e transparentes.

Para os pesquisadores, as possibilidades no mercado cafeeiro são enormes: “Os donos de cafeterias e restaurantes, além dos designers e fabricantes de louças podem se interessar em algo que incentiva uma melhor experiência sensorial no consumo da bebida”, completa Vandoorn.

O tamanho e formato também teve influência na amostra analisada de pessoas. As com diâmetros maiores causaram uma percepção de um café mais doce, enquanto as xícaras pequenas, do famoso “cafezinho” trouxeram a percepção de um café mais encorpado e forte.

A melhor xícara para tomar café

Assim como os apreciadores de cerveja ou vinho, os degustadores de café também possuem suas preferências e opiniões sobre as melhores ou piores xícaras para a degustação. Na lista, as peculiaridades vão do material ao formato do recipiente.

Segundo os especialistas, a porcelana e a cerâmica é quase unanimidade na escolha ideal para a degustação. Para destacar ainda mais o sabor e manter a bebida quente por mais tempo, o recomendado é aquecer a xícara de porcelana antes de servir a bebida. Logo atrás ficam os recipientes feitos em vidro. Eles são excelentes para manter o sabor original da bebida, mas pecam um pouco na capacidade de isolamento térmico. Em contrapartida, temos os recipientes em metal como garrafas térmicas ou copos que seguram bem o calor e não alteram o sabor da bebida.

Já na lista dos não tão preferidos estão as xícaras de materiais plásticos que acabam não sendo as ideais, tanto pela possível liberação de substâncias nocivas à saúde quanto pela possibilidade de alteração no sabor e aroma da bebida.

O Mexido de Ideias é um ponto de encontro entre entusiastas, baristas, cozinheiros, torrefadores e qualquer outra pessoa que ame café. Conheça a loja TRES Oficial e experimente os sabores surpreendentes dos produtos do Grupo 3corações.

Fonte: https://flavourjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2044-7248-3-10

Receitas

Cookie de Café

Receitas

Panquecas com Cobertura de Café e Creme de Avelã

Bebidas

Milkshake de Café Santa Clara

6 respostas para “Sua caneca pode mudar o sabor do café?”

  1. silvia disse:

    prefiro trasparente

    • mexidodeideias disse:

      Oi Silva, obrigado pela visita!
      Segundo a pesquisa, a maioria dos participantes disse gostar mais da bebida na xícara branca. Mas isso não impede que o café fique delicioso nos recipientes transparentes também! O que importa é apreciar nosso grão querido. =]

  2. Davudson Alves disse:

    Acabei de ver a matéria (minha esposa me mandou). Ainda não fiz a experiência, mas irei fazê-la e assim que tiver os resultados volto aqui para contar. Contudo, independente da cor da xícara, sendo um bom café, está valendo.

    Grande abraço!!!

    • mexidodeideias disse:

      Concordamos com você, Davidson: O importante mesmo é a qualidade do conteúdo na xícara. Mas não custa nada tentar experimentar a bebida em uma caneca de cor branca para ver o que acontece! Não deixe de nos contar como foi a sua experiência. 😉

  3. Davidson Alves disse:

    Apenas corrigindo meu nome!! 🙂

  4. […] cientistas parecem ter um grande interesse pelo líquido negro – até mesmo a cor da cerâmica em que ele é bebido já virou pesquisa em universidades. Agora os estudiosos querem definir qual é o melhor horário […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *